10 dicas como ler a bíblia evangélica e entendê-la facilmente.


Olá amigo(a) é um enorme prazer, termos você aqui no nosso site, então; vamos direto ao assunto?. Eu vou dividir as 10 dicas em duas partes,primeiro: Vamos falar sobre quatro dicas de como ler a bíblia evangélica, depois; nós vamos falar sobre: Seis dicas de como entendê-la facilmente.

QUATRO DICAS DE COMO LER A BÍBLIA.

Primeira dica: Você pode começar a ler a bíblia normalmente, se você é novo convertido,  pode começar  a ler por Mateus mesmo.Faça um propósito de ler toda a bíblia, de Gênesis a apocalipse, se não conseguir ler rápido, pode ler devagar mesmo, mas se conseguir ler rápido; melhor ainda leia rápido, eu vou te explicar o por quê de lê rápido no artigo um pouco mais abaixo.

Existe;dois pontos importantes dentro dessa primeira dica: (Pont. N.1) O propósito de ler toda a bíblia, é importante porque, quando você estiver lendo a bíblia; por ex: Você começou a ler Gênesis no capítulo primeiro, parou no capítulo 5 e guardou a bíblia.

Em outra ocasião,quando você pensar em ler a bíblia novamente,vai lembrar que entrou no propósito de ler toda a bíblia, e vai lembrar também; onde parou,e isso vai  te incentivar a ler a bíblia completa e a ler mais.

(Pont.N.2) É ler a bíblia rápido;aí você me pergunta? Mais se eu ler a bíblia rápido;não vou entender nada! eu Vou te explicar: Quando você ler a bíblia rápido,primeira vantagem: Você ganha tempo, segundo: Você ler mais, Terceiro: Você fica mas prático na leitura, quarto:Você absorve muita coisa ou colhe muita coisa.

 A LINGUAGEM DA BÍBLIA.

Na bíblia existe três tipos de linguagens; sobre isso eu vou tratar nos artigos mais abaixo, mais; existe uma linguagem na bíblia,chamada linguagem literária.Quando você ler a bíblia rápido,esse tipo de linguagem você consegue entender perfeitamente bem.

VEJA 2 EXEMPLOS ABAIXO DAS LINGUAGENS DA BÍBLIA:

Ex.1⇒( Mateus.15:34 ):Jesus disse: Quantos pães tendes? E eles disseram: Sete pães e uns poucos peixinhos.

Ex.2⇒( João.6: 51 ):Jesus disse: Eu sou o pão vivo que desci do céu, se alguém comer desse pão; viverá para sempre.

O primeiro exemplo acima( Mateus:15:34 ) é uma linguagem literária, pão ali é o pão mesmo, peixinho ali é o peixe mesmo, quando você lê a bíblia rápido ou devagar, esse tipo linguagem você entende perfeitamente, entendeu.

Agora: O segundo versículo( João:6: 51 ) é uma outra linguagem, se você ler ele rápido,você vai lembrar do que leu,mas; para compreender,aí tem que parar examinar o texto e estudar bem devagar, você vai usar uma outra forma para estudar,eu vou mostrar mais abaixo.

DICA (2) DE COMO LER A BÍBLIA:

Segunda dica é o seguinte: Você vai ler um versículo da bíblia um só, e vai tentar aprender aquele versículo, vai depender da sua capacidade de memorização, se  tiver uma boa memória, pode tentar aprender dois ou mais, mas eu sugiro( 1), quanto menor o versículo, você consegue aprender mais rápido.

Leia o versículo umas 10 , 20 ou 30 vezes para aprender, vai depender da sua capacidade , quando você perceber que aprendeu, feche a bíblia.

Depois de meia hora ou uma hora você vai tentar lembrar,aquele versículo, faça isso! faça esse exercício na mente duas ou três vezes por dia,  se  estiver conseguindo lembrar é porque a sua mente já gravou.

VEJA AGORA O QUE VOCÊ VAI FAZER:

Depois o dia vai passando normalmente, você vai dormir quando amanhecer o outro dia ai você vai tentar lembrar aquele versículo que gravou, se conseguir  lembrar; é porque você realmente aprendeu.E assim; você vai fazer com quantos versículos quiser, se por acaso, você esquecer daqueles que  aprendeu, repita o processo.

Fazendo assim;vai chegar um ponto que; aquele versículo vai ficar gravado no teu coração, jamais esquecerás da quela palavra.Veja  o versículo:(Salmos:119.11) escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti, veja também salmos:(Cap.1:1 )

VEJA  ALGUNS DOS BENEFÍCIOS:

Fazendo assim, você vai estar aprendendo a palavra de Deus, vai estar exercitando a mente e desenvolvendo a sua capacidade de memorização, existe até estudos que dizem que; o exercício da mente adia o distúrbio mental.

TERCEIRA DICA:

Quando você quiser fazer um estudo da bíblia evangélica, faça o estudo de uma palavra específica, vou explicar: Digamos que você que fazer um estudo sobre salvação; você vai pesquisar em toda bíblia, só sobre a palavra salvação ou tudo que está relacionado a salvação,ou se preferir; escolha só no novo, testamento ou só no velho, ou escolha um livro só para fazer esse estudo, fica a critério seu.

Fazendo assim; você vai ter, um estudo completo sobre um determinado assunto, claro é um pouco demorado,mas não tem problema.

MAS PORQUE FAZER ESTE ESTUDO ASSIM?

Vou te explicar: Existe pontos da bíblia difíceis de entender;( ll Pedro:3.16) e existe assunto da bíblia, que pra você entender,se possível for; você precisar estudar toda a bíblia, para chegar a uma conclusão.

E você me  pergunta; Mas quem vai fazer um estudo da bíblia toda sobre um determinado assunto? Ninguém ou quase ninguém, pois é! Sendo assim; corremos o risco de interpretar a bíblia errada, é claro que existe estudos, não são todos estudos. Mas existe um proverbio que diz : Quer chegar onde ninguém nunca chegou? Faça o que ninguém nunca fez.

QUARTA DICA:

Escolha um texto ou capítulo de qualquer livro para fazer um estudo, vou te dar um exemplo: Digamos que você escolheu o capitulo (n.1) de salmos, você vai estudar só sobre o capítulo (n.1), leia com calma bem devagar, e examinando o texto.

Fazendo assim; provavelmente, dentro daquele texto, você vai ter um conhecimento profundo e diferenciado de outras pessoas que não fizeram o que você fez.

Dentro dessa quarta dica, vou te ensinar outra forma: Cada livro dentro de cada capítulo, existe um título,por ex: No livro de Gênesis no capítulo primeiro, existe o título;( a criação do céu e da terra e de tudo que neles contém) outro título:( a criação dos seres viventes.)

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

Se você não escolher o capítulo, você pode escolher, cada título para fazer seu estudo, com calma bem devagar.

Fazendo essas técnicas que eu te ensinei nesse artigo, você vai aproveitar a sua leitura bíblica cem por cento, vai estar lendo toda bíblia, vai estar aprendendo versículos, vai estar fazendo estudo de um texto, ou capítulo e vai está estudando sobre um assunto ou palavra específica em toda bíblia.Cada dia você pode aplicar uma dessas formas que eu te ensinei.

AGORA AS SEIS DICAS DE COMO ENTENDER A BÍBLIA MAIS FACILMENTE.

PRIMEIRA DICA:

Primeiro você tem que entender o que é hermenêutica:Vou te explicar de uma forma bem resumida e direta, hermenêutica: É a ciência e a arte da interpretação da bíblia, eu me refiro a bíblia porque estamos falando dela mais existe outras traduções.

Então: Existe uma forma correta de estudar a bíblia para entendermos melhor.A bíblia foi escrita em épocas diferentes, os livros eram todos separados, depois de um longo tempo, foram todos juntos.Os livros da bíblia, não foram escritos em uma ordem cronológica, ou seja; um na sequência do outro não.

Por ex: No novo testamento,como você sabe, temos os livros de Mateus, marcos Lucas e João, isso não significa dizer, que Mateus foi escrito primeiro, nem João foi escrito por último, pode ter possibilidade de João, ter sido escrito primeiro, nós não podemos descarta essa hipótese é só para você entender melhor.

SEGUNDA DICA O QUE È EXEGESE ?

Exegese: De uma forma bem simples e direta: É a ciência da interpretação do texto bíblico.

Uma é hermenêutica que é a ciência “interpretação da bíblia”, e a outra é exegese que é a ciência a Interpretação do “texto bíblico”.O texto ou passagem da bíblia, existe uma forma correta também de interpretar de estudar e de entender.

Quando você for ler uma passagem bíblica, ou um texto ou história, leia primeiro o título, para saber de que o assunto está se tratando.

E DEPOIS O QUE FAÇO?

Comesse a ler a passagem normalmente, se você não estiver entendendo o versículo que está lendo, volte um pouco mais acima, leia o contesto, para saber porque foi falado aquela palavra.

Você tem que ser curioso(a) você não pode pegar um veículo isolado,para dali criar um ensinamento ou doutrina eu vou de dar um exemplo, você vai entender.

VEJA COMO COMO AS PESSOAS TORCEM ESSE VERSÍCULO:

Veja o versículo:(Faça se tudo com ordem e decentemente (l Coríntios:14. 40)

Quando estamos em horário de culto,das sete as nove que é o horário padrão do culto,quando da nove horas e cinco minutos no relógio, as pessoas dizem; não pode,já passou do horário, as coisas de Deus tem que ser com ordem e decência.É claro que as coisas de Deus tem que ser com ordem e decência   eu concordo plenamente.

Veja bem: E aí pegam e usam esse mesmo versículo,não leem o contesto e aplica o versículo de forma errada.O versículo não está falando no horário do culto,está falando quando estivermos cultuando a Deus; um tem salmo, outro tem doutrina, outro revelação, cada coisa na sua ordem, etc. Se você lê o capítulo 14 do 26 a 39 você vai entender.

TERCEIRA DICA:

Devemos ler e examinar a bíblia. ler é uma coisa;examinar é outra coisa totalmente diferente.

Se você ler pelo menos o novo testamento você vai ver que Jesus não mandou ler as escrituras, mas mandou examinar a escrituras, jesus disse em (João:5.39): Examinai as escrituras, porque são elas que falam de mim e nelas tereis vida eterna, Paulo disse em: ( l Tessalonicenses: 5. 20.21 ) examinai tudo e retende o bem.

QUARTA DICA:

A bíblia foi escrita em três linguagens quais são:Literária,figurativa e alegórica

Literária é aquela passagem bíblica que aconteceu normalmente, tudo que você ler, o texto está narrando realmente o que aconteceu.(Obs): Quando você estiver lendo uma passagem bíblica, você tem que saber em que linguagem ela está escrita, para entender melhor o texto.

Veja o exemplo: (Em João:11.35) diz: E Jesus chorou. Realmente ele chorou.

A bíblia evangélica nos revela; quando Jesus foi levado para o gólgota; ele carregou uma cruz. Realmente! foi uma cruz mesmo, de madeira e muito pesada.

QUINTA DICA:

Linguagem Figurativa:É aquela passagem, que quando você ler, estar representando algo simbólico ou figurativo, vou te dar um exemplo você vai entender:

Quando Jesus disse: Quem quiser me seguir; negue a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me.(Mar.8.38). A cruz aqui, não quer dizer cruz de madeira,essa cruz aqui; fala de dificuldades, problemas lutas, angustias e etc.

SEXTA DICA:

Linguagem alegórica:Ela fala de algo ou de um assunto simbólico, fala de uma coisa mais é outra totalmente diferente, ela é uma representação com significado diferente, veja o exemplo abaixo:

Jesus passou a recomendar a seus discípulos para eles se guardar do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes,( Mar.8.15 ) E os discípulos ficaram sem entender, mas Jesus estava falando da doutrina e não do pão como alimento. Então fica aí essas dicas eu espero ter ajudado .

Se você quiser ter um profundo entendimento na bíblia e ter um conhecimento diferenciado na palavra de Deus, eu te indico o curso de bacharel em teologia.

    Que o Senhor Jesus continue nos abençoando!

teologia

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

21 Comentários

  1. carmen campos

    DEUS é maravilhoso. Ele nos capacita ao entendimento da verdade e levanta pessoas ungidas como canal de ensinos para nossas vidas. obrigada por estes ensinamentos bíblicos. LOUVADO SEJA O SENHOR TODO PODEROSO. Amém

    • Daniel nascimento

      Muito obrigado! Que tudo seja; para honra e glória do nome do Senhor Jesus. Um grande abraço e fica na paz do Senhor.

      • jose ferreira

        Agradeço a DEUS, que ainda tem homens de DEUS, que usa rede social, para ensinar a palavra de DEUS.
        Que o SENHOR JESUS continue te abençoando e te capacitando para sua obra.
        A PAZ DO SENHOR JESUS.

        • Daniel Nascimento

          Olá José Ferreira a paz do Senhor para você! Fico muito agradecido pelo comentário amigo,que tudo seja para honra e glória daquele que vive e reina para todo sempre.

          Qualquer dúvida é só entrar em contato,eu estou à disposição ok!
          Um forte abraço.

  2. Antonio Carvalho

    A paz do Senhor Jesus meu irmão, muito obrigado pelo belo ensino, que o Todo Poderoso continue te capacitando mais e mais com toda sorte de benção.

    • Daniel Nascimento

      Amém te desejo o mesmo fica na paz um forte abraço
      Deus abençoe!

  3. João de Deus

    fico feliz por está recebendo este estudo ; que Deus te abençoe.

    • Daniel Nascimento

      Amém meu amado te desejo o mesmo fica na paz!

  4. AMARO

    A paz do senhor meu querido irmão se assim posso chamar
    mais quero te dizer que estou muito satisfeito com os seus ensinamentos, e que não vou perder nem um só ponto.
    QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO TODOS OS DIAS DE SUA VIDA E, TE DANDO MAIS E MAIS SABEDORIA PARA NOS ENSINAR

    • Daniel Nascimento

      A paz do Senhor Amaro!
      Agradeço pela sua visita ao blog, que bom que gostou do artigo
      Forte abraço fica com Deus.

      • AMARO

        A paz do senhor Daniel.
        Pode continuar mandando estarei estudando pois os seus ensinamentos são muito bom.
        gosto de ler e estudar principalmente a palavra de DEUS.

        UM FORTE ABRAÇO PRA VOCÊ E FICA COM DEUS

  5. Como ler a bíblia

    Muito bom

  6. ubiratan

    Gostei muito de sua misericórdia de não poder copiar seu trabalho?

    • Daniel Nascimento

      Copiar não é a forma Ideal se você quiser eu mando uma cópia para você do artigo que você leu. E só você me retornar outro email confirmando.

      Forte abraço!

  7. Cida Borges

    Muito obrigado foi Jesus que levandou você que Deus continue te abençoando

    • Daniel Nascimento

      Olá Cida agradeço a Deus pela sua vida e pela vida de muitas pessoas que tem interesse em aprender a palavra de Deus.
      Fica na paz!

  8. maria aparecida da silva

    muito bom jesus abençoa

    • Daniel Nascimento

      Amém DEUS te abençoe também irmã!

  9. FLAVIO L F CAVALCANTE

    JA TENHO UM CERTO TEMPO NO EVANGELHO MAS AINDA NAO TENHO TANTA HABILIDADE PARA LER A BIBLIA NAO CONHECIA ESSAS DICAS AGORA QUE CONHECI VOU FOCAR NELAS FICO FELIZ POR EXISTIR SITES COMO ESSE QUE ENSINA UMA COISA TAO IMPORTANTE.OBRIGADO E FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS

    • Daniel Nascimento

      Olá Flávio na nossa vida e assim mesmo ninguém sabe tudo porém todos os dias e bom se possível estamos aprendendo alguma coisa nova.
      Forte abraços fica na paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *