A HISTÓRIA DE JÓ: A GRANDE VIRADA DE DEUS E AS TRÊS VERGONHAS DE SATANÁS


Olá a paz do Senhor para você! .Vamos falar um pouco sobre a vida de compreender mais sobre a sua história e tirar algumas lições para nossa vida.

.

Quando abrimos o livro de Jó, nós lemos no primeiro capítulo, que havia um homem na terra de Uz essa terra; segundo a Wikipédia; existe duas localizações mais prováveis: Na Arábia ao Leste de Petra essa região está ao noroeste da Arábia Saudita,ou próximo a  Jordânia no sul de Israel.

.

A Bíblia diz que:Jó era um homem muito rico,que com certeza é o sonho de muitos, um homem com sete mil ovelhas, três mil camelos,quinhentas juntas de boi, e quinhentas jumentas e tinha muita gente para trabalhar para ele (Jó:1.3).

.

Jó era maior que todos do oriente (Jó:1.3) se fosse nos dias de hoje; ele seria um grande empresário. Não se tem uma data exata mais; os escritos do livro de Jó e o seu acontecimento, aconteceu por volta de 2000 a1900 a.C.

.

Acredita-se, não se sabe ao certo, que o livro de Jó tenha sido escrito por Moisés, ou pelo próprio Jó Moisés e Jó viveram praticamente na mesma época.Eu creio que o livro de Jó foi escrito por ele mesmo veja o que ele relata: (Jó:19.23): Quem me dera que as minhas palavras fossem escritas em um livro.

.

Naquele momento, ele teve desejo que as suas palavras fossem gravadas,ele pensava realmente que iria morrer mais; como Deus lhe deu vitória, e ainda muitos anos de vida, eu creio que ele lembrou daquelas palavras e escreveu sua história.

.

Um outro motivo que me leva a crê que foi ele quem escreveu; são a precisão dos detalhes da pessoa de Jó por isso eu creio que foi ele quem escreveu, ou quem sabe pelos seus próprios amigos.

.

Jó-e-a-grande-virada-de-Deus-na-sua-vida

.

ELE TINHA QUATRO COISAS ESPECIAIS.

tinha quatro coisas que nem todos tem; Jó era: Sincero, reto, temente a Deus e se desviava do mal, que são quatro coisas que Deus ama no ser humano.

.

Você sabe o que é sinceridade? Significa a  personalidade de uma pessoa. Uma pessoa sincera ela é verdadeira,leal,honesta, ela reconhece seus erros, seus defeitos, seus fracassos. Ser sincero não é ser perfeito;ser sincero é reconhecer que errou e procurar consertar.

.

Jó também era reto que significa: Aquele que anda sempre na mesma direção, sem se desviar para direita ou esquerda, íntegro,justo Jó tinha essas qualidades maravilhosas.

.

Jó era temente a Deus.Segundo o dicionário de português temer significa: Que sente medo que tem temor,que tem um respeito muito grande e profundo ou demonstra uma grande obediência em relação a algo ou alguém.

.

Biblicamente falando; temer a Deus não é ter medo de Deus, ou fugir dele mais; teme-lo no sentido de obedecer, de reconhecer que ele é Senhor na nossa vida e que somos totalmente  dependente dele e sem ele nada podemos fazer.

.

Ele se desviava do mal; se desviar significa: Mudar o sentido e a direção,se afastar,separar alterar o destino.

Biblicamente falando; o mal é o pecado, temos que nos livrar dele. Existe várias outras coisa que no nosso dia, dia que pode nos prejudicar e nos fazer mal, isso é muito pessoal, cabe a nós identifica-las quais são e fugir delas.

.

E essas quatro coisas que Jó possuía, era maior e melhor do que toda a sua riqueza e tudo quanto Jó tinha veja o que Salomão falou em:(Prov.8.19) Melhor é o meu fruto, do que o ouro refinado, resumindo; ele está dizendo que é melhor a sua sinceridade, aquilo que ele produz para Deus, do que as inúmeras riquezas.

.

ELE TINHA FILHOS?

Os-filhos-de-Jó

Jó tinha dez filhos; sete filhos  e três filhas. Os filhos dele faziam banquetes e festas e Jó vazia holocausto ao Senhor e apresentava os seus filhos a Deus e os santificava.

.

Eu entendo que os filhos de Jó não serviam a Deus como seu pai por que; Jó apresentava eles ao Senhor para o Senhor perdoar seus pecados.Ele dizia: Porventura blasfemaram meus filhos de Deus no seu coração:(1.5)

.

A Bíblia diz que; Jó apresentava os seus filhos a Deus e os santificava.(1.5) isso não significa dizer que; seus filhos eram salvos.

.

Quando lemos na Bíblia (l Corint. 7.14): O marido Descrente é santificado pela esposa. Isso não quer dizer que ele é salvo ele é privilegiado por viver com uma serva de Deus, por ser apresentado a Deus, por receber livramento de Deus por intermédio da oração da sua esposa em fim.

.

Eu creio que como pai ensinava o caminho a eles mais; como sabemos; a salvação é individual. Filho de peixe peixinho é mais, filho de crente; não é crente não! A não ser que se arrependa dos pecados e aceite Jesus como salvador da sua alma.

.

O QUE ACONTECEU NA VIDA DE JÓ?

Um dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e veio Satanás no meio deles, só que ninguém via o inimigo, más; como Deus ver tudo, Deus observou que Satanás estava ali naquele meio.

.

Entenda comigo: O diabo sabia que Jó era fiel a Deus, com certeza; ele já vinha tentado de alguma forma derrubar a Jó e não conseguiu afinal; ele era sincero, reto, temente a Deus e se desviava do mal.

.

Satanás não está preocupado com quem está pecando;ele está preocupado com os fiéis a Deus para derrubar  e destruir, são os fiéis a Deus que incomoda a ele.

.

Muitas vezes;quando o inimigo procura nos atingir e não consegue, ele procura atingir pessoas próximas a nós, como: Nossos filhos, irmãos,pai, mãe, esposo, esposa e etc.

JÓ NÃO SABIA O QUE IRIA ACONTECER COM ELE.

Jó não estava sabendo de nada do que estava para acontecer. Deus não falou para Jó: Você vai passar uma prova vai ser difícil,você vai perder tudo mais; depois eu vou dar em dobro não! Jó não estava sabendo de nada.

.

Muitas vezes; passamos por momentos difíceis, na hora não entendemos nada mais; no final é que nós entendemos os propósitos de Deus na nossa vida. Jesus disse uma certa vez para os discípulos em (João: 13.7): “O que eu faço tu não sabes agora mas; depois tu saberás”.

.

E Deus pergunta: De onde vens Satanás? (Jó:1.7) E o diabo disse: De rodear a terra e passear por ela. Satanás não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo, ele pode demorar um centésimo de segundo para viajar de um lugar para outro, mais ele tem que viajar, o único que pode estar em todo lugar é o todo poderoso Deus.

.

E Deus disse:⇒(Jó: 1.8) Tu observaste o meu servo Jó? Ele não disse não! Por que com certeza; ele já havia observado a muitos dias procurando uma brecha par destruir a vida de Jó.

.

E Satanás disse:⇒ Jó não te teme em vão não cercaste tu de riquezas e bens (Jó: 1.10). Satanás estava dizendo que Jó só era fiel a Deus por que tinha muitas riquezas.

.

A bíblia diz que o diabo; conhece o segredo dos homens mais; não do coração do homem, Jó tinha compromisso com Deus.

O INIMIGO É ENVERGONHADO A PRIMEIRA VEZ.

Deus permiti Satanás matar os filhos de Jó.O inimigo rouba mata e destrói.Mesmo Deus não aceitando as coisas erradas, mais existe coisas que são permitidas por ele, quando o diabo faz um mal a alguém, não é vontade de Deus mais; é uma permissão que isso aconteça.

.

Não foi Deus que matou os filhos de Jó foi o inimigo mais; com a vontade permissiva de Deus com isso; o Senhor já tinha seus propósitos.Jó perde tudo e diz:⇒ Nu saí do ventre da minha mãe e nu tornarei para lá.(1.21). E Jó não blasfema contra Deus, o inimigo é envergonhado a primeira vês.

.

Obs.⇒ A mãe que ele fala não é a mãe dele, é a terra claro, por que de forma nem uma poderíamos entrar novamente no ventre da nossa mãe, a não ser; que Deus queira.

.

O INIMIGO É ENVERGONHADO PELA SEGUNDA VEZ.

E Satanás fala para Deus: ⇒Toca na carne dele para ver se ele não blasfema(2.5). Deus permite Satanás tocar na carne de Jó (Jó:2.7). E ele foi ferido de uma chaga maligna da planta do pé ao auto da cabeça.

.

O inimigo é envergonhado a segunda vez, e não blasfema contra Deus.(2.10) Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.

.

Só existe um lugar que Satanás não pode tocar é na tua alma e na tua comunhão com Deus, a não ser; que você de o lugar ou queira. E lá está Jó cheio de chagas com um caco de telhas se coçando (Jó: 2.8).

.

Esse caco de telha provavelmente; foi dos restos dos escombros das casas dos seus filhos que foi derrubada com um grande vento do deserto (1.19).

.

Os dedos de Jó estavam todos inchados quem sabe ele não tinha nem unha para se coçar e era grande a coceira, por esse motivo também; ele usou o caco de telha(2.8).

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE SEUS AMIGOS?

Os-amigosOs amigos de Jó os mais aproximados eram três,(Jó:2.11): Elifaz o temanita(da cidade de Temã),Bildade o suíta(pertencente a Suá) e Zofar o naamatita( descendente de Naamá).

.

Eles ao Invés de ajuda-lo acusaram Jó de pecado (15.5-6). Quando Jó tinha tudo era amigos e mais amigos,as pessoas ficavam diante dele para ouvi-lo:(19.25)

.

Quando Jó perdeu tudo; os poucos amigos que aparecerem foi para acusa-lo, e as pessoas ainda riam dele(Jó: 30.1) da mesma forma acontece na nossa vida nos dias de hoje.

.

Jó também tinha outros amigos e familiares, os quais Deus usou para abençoa-lo,(42.11) e depois daquele momento; o Senhor começou a prosperar novamente a vida do seu filho.

.

Quando Jó estava cheio de chagas se coçando com um caco de telha, quem sabe ele pensou: Eu vou pedir ajuda aos meus filhos,não tinha como, eles já estavam mortos,quem sabe ele pensou: Eu vou pedir ajuda a minha esposa,também não tinha como ela mesma desejou a sua morte,quem sabe ele pensou: Eu vou pedir ajuda aos meus amigos,os amigos acusam ele de pecado.

.

JÓ E OS SEUS LAMENTOS.

Diante de todo aquele sofrimento Jó estava sem saber o que fazer, ele disse:⇒ Se eu falar a minha dor não cessa e calando-me; qual é o meu alivio (Jó:16.6)

.

Você sabia; que Jó tinha medo de perder seus filhos e suas riquezas, veja o que ele disse:⇒ (Jó: 3.25): Por que o que eu temia e receava me aconteceu.

.

Em meio todo aquele sofrimento, Jó começa a se lamentar dizendo:

⇒Pereça o dia em que nasci e a noite em que disse: Nasceu um homem ( 3.3)

⇒Quando nasci converta-se aquele dia em trevas, e Deus lá de cima não tenha cuidado nele nem resplandeça sobre ele a luz (3.4)

.

⇒Quem me dera que se cumprisse o meu desejo e que Deus me desse o que eu espero que se Deus quisesse; me quebrantar-me e soltasse a sua mão e acabasse comigo(6.9).

.

Ele pediu até a sua morte (Jó: 6.8-10) a morte para ele seria seu consolo.

E Jó já estava pensando que realmente o seu fim seria aquele, depois que Deus fala com ele, realmente ele reconhece que falou de coisas que não entendia(42.3) e se arrepende(42.6)

.

Obs.⇒Jó estava pensando, que tudo aquilo que ele estava passando, era Deus que estava fazendo e nós sabemos que não. Era o inimigo mais com a permissão de Deus.

.

Veja o que Jó disse:⇒(2.10): Receberemos o bem de Deus, e não receberemos o mal como provação? O que Deus fez foi abençoa-lo duas vezes mais.

.

Veja algumas coisas que Jó falou no seu sofrimento, por que quando estamos na prova vem tanta coisa na nossa mente veja o que Jó disse:

.

⇒Por que as flechas do todo poderoso estão em mim e o seu ardente veneno bebe o meu espírito…(6.4)

⇒ Direi a Deus não me condenes faz-me saber por que contendes comigo?(10.2)

⇒ As tuas mãos me fizeram e me entreteceram e toda via, me consomes:(10.8)

⇒ Por que esconde o teu rosto e me tem por teu inimigo?(13.24)

⇒ Descansado estava eu porém; ele me quebrantou e me pegou pelo pescoço, e me despedaçou….(16.12)

O CATIVEIRO COMEÇA A SER REVERTIDO.

O-cativeiro-de-Jó- é -revertido.Nós observamos; que no livro de Jó contem 42 capítulos mais; em meio todo aquele sofrimento; Deus só começa a falar com Jó no capítulo 38 no final do livro, o interessante; é que na maior parte do seu sofrimento;Deus estava em  silêncio:⇒ (Jó: 38. 1-2-3)-( 31.35)-(30.20): Clamo a ti mais tu não me respondes….

.

Depois disto tudo, quando Jó pensava que Deus não estava mais com ele e que tudo estava perdido (29.5) o Senhor começa a entrar em ação e a movimentar as aguas.

.

Deus responde a Jó de um redemoinho e disse:⇒ Quem é esse que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos como homem perguntarei e tu me responde?(Jó:38).

.

O Senhor começa a fazer várias perguntas a Jó Deus faz mais de 48 perguntas a ele e das perguntas que Deus perguntou; ele não lhes respondeu nem uma como por exemplo:
Deus perguntou para ele perguntas como estas:

.

⇒ Onde estava tu quando eu fundava a terra? (38.4)

⇒ Onde está o caminho da morada da luz? (38.19)

⇒ A chuva tem pai, ou quem gera as gotas do orvalho (38.28)

⇒ De que ventre procede o Gelo? (38.29)

SATANÁS É ENVERGONHADO A TERCEIRA VEZ.

Você pode observar também; que quando Deus falou com Jó ele falou através de um redemoinho(38.1) e através de uma tempestade(40.6) A pergunta é: Quem pode controlar um redemoinho,ou a força de uma tempestade? Ninguém! Da mesma forma é Deus!.

.

Quando o Senhor se levanta para dar vitória aos seus; não existe demônios nem ninguém que controle ou impeça o agir de Deus na tua vida.

.

Em outras palavras; sabe o que Deus estava falando? Jó eu sou poderoso,eu estou no controle de tudo eu vou te dar vitória, eu vou reverter a tua situação, a tua história não acaba assim, eu vou te dar em dobro tudo que você perdeu.

.

E a bíblia diz: Que Deus deu a Jó de volta tudo em dobro(Jó:42.10 a 16) e Satanás é envergonhado pela terceira vez.

.

⇒(Jó:42.12-13-14): Assim abençoou o Senhor,o último estado de Jó, mais do que o primeiro, por que ele teve: Catorze mil ovelhas e seis mil camelos e mil juntas de boi e mil jumentas.Também teve sete filhos e três filhas e chamou o nome da primeira; Jemima e o nome da outra Quezia e o nome da terceira Quéren-Hapuque.

REFLEXÃO PARA NOSSA VIDA.

Meu amigo minha amiga meu amado meu irmão: Na nossa vida também é assim: Passamos por tremendas provações e muitas vezes; perdemos tudo,perdemos a alegria, os amigos, a nossa saúde,os nossos, bens, o nosso emprego, os nossos familiares ficam contra agente,as pessoas te acusam, e Deus fica em silêncio, mais não adianta, se você for fiel a ele aconteça o que a acontecer, no final tudo dar certo, no final a vitória é minha e sua em nome de Jesus Cristo.

.

Um forte abraço e fiquem todos com Deus.
Daniel Nascimento.

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

4 Comentários

  1. flavio costa

    Muito forte amrem

    • Daniel Nascimento

      Olá Flávio Costa graça e paz
      Deus abençoe você e família

  2. Marco Ramos

    Paz perfeita em Cristo Jesus.estou radiante com essa palavra acerca de Jó.aprendi muito e já fiz uso em minhas mensagens que prego.abraço e que Deus abençoe abundantemente em Cristo Jesus!

    • Daniel Nascimento

      Olá Marcos Ramos que bom que gostou do artigo fica na paz que o SENHOR JESUS abençoe você é família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *