COMO MEMORIZAR A BÍBLIA:(DICAS SENSACIONAIS ) PARA VOCÊ.COMPLETO


Nesse artigo nós vamos estudar sobre: Como memorizar a bíblia.Se você tem esse interesse de memorizar as escrituras, nesse artigo eu vou te dar várias dicas de como você pode fazer isso. Já existe casos de pessoas que estão praticando esse exercício e já estão decorando dezenas e dezenas de versículos, e você sabia que temos capacidade de decorar até livros inteiros?

Existe um pessoal que são inimigos do cristianismo chamado muçulmanos, eles estudam e decoram o alcorão em quanto eles decoram e aprendem nos perdemos tempo e não aprendemos nada da bíblia sagrada.Veja o que a bíblia diz:

⇒Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti,(Salmos:119. 11).

⇒Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando conforme a palavra.(Salmos:119.9)

Algo interessante,é que a bíblia para ser escrita ela passou primeiro pela mente e o coração para ser passado para as pedras, para as folhas de papiro,para pele de animais ou para o papel. Conta-se que os rabinos judaicos, eles escreviam as escrituras, aquilo que já estavam na memória, eles primeiro decoravam depois passavam para os livros.

Quando vamos falar de Jesus para outras pessoas é interessante saber as suas perguntas mais comum para já termos uma resposta, um versículo algo já preparado na mente e no coração para darmos a resposta certa na hora certa.

⇒A bíblia diz: A palavra certa dita a seu tempo quão boa é (Prov.15.23).

⇒Como maçã de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo.

(Prov.25.11)

Como-memorizar-a-bíblia

PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE COMO MEMORIZAR A BÍBLIA.

Primeiro ponto: A bíblia contém vários livros, e boa parte desses livros são históricos, outros são poéticos outros proféticos enfim. Independente disso; na bíblia só existe dois tipos de textos para decorarmos.

Primeiro tipo de testo: É o testo como história, são uma sequência lógica de acontecimentos ou fatos narrados sequencialmente.Quando você estuda uma história é muito mais fácil de memorizar do que textos isolados, por que; uma história é uma sequência de acontecimentos lógicos, ou uma ligação de um fato para o outro.

Segundo tipo de testo: São textos isolados, é uma sequência de versículos independente um do outro é mais difícil de decorar porque eles, não tem uma ligação um com o outro, do assunto que está se tratando.Vamos ver um pequeno exemplo na bíblia de um testo histórico, depois veremos um exemplo de um texto isolado.

 

1- (Lucas: 9.18). E aconteceu que estando ele só orando estava com ele os discípulos, e perguntou dizendo: Quem diz a multidão que eu sou?
2- Respondendo eles disseram: João Batista, outros Elias outros um dos antigos profetas que ressuscitou
3- E disse-lhes; e vos quem dizeis que eu sou?
4- E respondendo Pedro disse-lhes: Tu eis o Cristo o filho de Deus.
5- E admoestando-os mandou que a ninguém referisse isso.

Como podemos ver o testo acima tem uma ligação e relação entre um testo e outro.Como memorizar a bíblia dessa forma  se torna fácil porque é uma história, uma sequência de acontecimentos que tem relação de um fato para outro semelhante a uma música.

Você já percebeu; que uma música é fácil de decorar e aprender? Porque ela tem uma sequência de fatos ou história, ela tem uma ligação dos textos narrados que se completam um com o outro,a música também tem; harmonia,ritmo e melodia.E muito mais fácil você decorar:( Um, dois, três, quatro) do que decorar: (Quatro um três dois.)

heart-871023_1920

VEJAMOS UM EXEMPLO NA BÍBLIA DE VERSÍCULOS ISOLADOS.

•(Provérbio: 10.2). Os tesouros da impiedade nada aproveitam mais a justiça livra da morte.
•(Provérbio: 10.3) – O Senhor não deixa ter fome a alma do justo mais o desejo do ímpio rechaça.
•(Proverbio: 10.4) – O que trabalha com mão enganosa empobrece mais a mão dos diligente enriquece.

Embora esses versículos acima estão de acordo um com o outro porque a palavra de Deus não se contradiz mais; eles não tem uma sequência de acontecimentos, não tem uma ligação de um fato para o outro, estão isolados,como memorizar a bíblia dessa forma é um pouquinho mais difícil, mais vamos tentar da um jeito.

EU FIZ UM TESTE DE COMO MEMORIZAR A BÍBLIA.

Eu li um testo na bíblia que era uma história, eu o li umas três vezes e já aprendi, depois eu fiz o teste também com uma passagem de versículos isolados, um pequeno testo eu li umas cinquenta vezes e não consegui decora-lo, foi ai que eu vi a diferença de testo sequenciais ou de história e textos isolados.

como-memorizarENTÃO; COMO MEMORIZAR A BÍBLIA? O QUE DEVO FAZER?

Para aqueles textos que tem uma sequência lógica de acontecimentos que tem ligação de um fato para outro esses textos que se completam como falei e fácil de se aprender são semelhante a uma música que tem Harmonia ritmo e melodia.

Os textos isolados não tem harmonia, ritmo e nem melodia, por isso são difíceis de aprender, pois é isso que nós vamos tentar fazer, para deixarmos eles semelhante a uma música,vamos tentar colocar neles; ritmo,melodia e harmonia,sendo assim; vamos aprender como memorizar a bíblia de forma mais fácil.

VAMOS USAR UM TEXTO NA BÍBLIA PARA EXEMPLO.

(João:15.12). O meu mandamento é este: Que vos amei uns aos outros, assim como eu voz amei.

Primeiro: Você vai dividir as partes do texto em frases curtas, para ficar mais fácil a sua memorização, conforme o exemplo abaixo veja:

(O meu mandamento é este:)(Que vos amei uns aos outros,) (assim como eu voz amei.)

Segundo: Você vai juntar todas as palavras de cada grupo, para formar uma união, ou uma harmonia. Veja o exemplo abaixo:

(OmeuMandamentoeEste:).(QueVosAmeiUnsAosOutros,).(AssimComoEuVozAmei.)

Terceiro: Quando você for pronunciar essas palavras de cada grupo, você fala todas juntas como se fosse uma palavra só, sendo assim; você já deu uma harmonia e cria uma empreção que o versículo ficou menor.

VAMOS CRIAR UM RITMO:

Todas as vezes, que você falar esse grupo de palavras, você vai repetir várias e várias vezes e vai gesticular com o seu corpo, você pode fazer um gesto com a sua mão, ou com a cabeça balançando um pouquinho para frente, só para criar um ritmo,ou até contar nos dedos.Esses ritmos  vai te ajudar a decorar o versículo.Então já temos um ritmo.

VAMOS TENTAR CRIAR ALGO COMO UMA MELODIA .

(OmeuMandamentoéEste:).(QueVosAmeiUnsAosOutros,).(AssimComoEuVozAmei.)

Observe que as palavras acima já estão juntas, mais o grupo das palavras estão separados em frases curtas. Quando você for decora-lo na hora de pular de uma frase para outra, você pode esquecer do que vem depois, então na hora que você estiver pronunciando; você vai dar uma puxadinha de uma palavra para outra, para não esquecer da frase que vem depois. Veja o exemplo das frases abaixo nas partes laranjas.

(OmeuMandamentoéEsteeeeQQQueVosAmeiUnsAosOutrossssAAAssimComoEuVozAmei.)

Quando você observa a frase acima parece difícil, mais depois que você decorar, vai ficar muito fácil para expressar, você fala a frase como se fosse uma melodia,assim vai se tornar bem mais fácil de pronunciar e lembrar, porque você vai falar direto e vai dar um ritmo a essa frase, como se estivesse cantando,dessa forma como memorizar a bíblia vai começar a ficar mais fácil para você.

DICAS EXTRAS PARA MEMORIZAR A BÍBLIA.

Você pode também, transformar o versículo em desenho, ou em imagens, eu vou te dar um exemplo:

(Gênesis:1.1) No princípio criou Deus os céus e a terra. Nos poderíamos transformar esses versículos em imagens veja o exemplo abaixo:

 No princípio criou Deus,

Segundo-tipo-de sonho-revelação de-Deus

No principio criou Deus…

Os céus…

sky-43448_1280E a terra.

terra

As imagens acima representaria o mesmo versículo:No princípio criou Deus os céus e a terra. É bem mais fácil de lembrar.Vamos agora para outras dicas extras, se você não se identificar com uma forma pode usar as outras dicas.

Uma outra dica de como memorizar a bíblia é você associar versículos a pessoas ou a objetos Ex: Suponhamos  que você vai aprender esse versículo (Salmos: 127.3). Eis que os filhos são herança do Senhor. Você pode associar esse versículo, com um filho seu se você tiver, ou seu irmão mais novo, vai ser bem mais fácil de lembrar. Todas as vezes que você olhar para o menino no sentido de como memorizar a bíblia  vai lembrar do versículo.

Vamos colocar outro versículo como exemplo: Suponhamos que você fosse decorar esse versículo (Salmos: 92. 14). Na velhice ainda darão frutos serão viçosos e florescentes. Você poderia associar esse versículo com um parente seu, uma pessoa já idosa até da sua família, ou seu avô ficaria mais fácil para a lembrar.

DICAS EXTRAS (01)

Obs. Todos os versículos ou frases que seja; da bíblia ou não que tem objetos ou pessoas envolvidas ou coisas visíveis, ou palpáveis são fácil de decorar por ex:Quando falamos a palavra mesa, a nossa mente lembra diretamente do objeto mesa, e não da palavra. O qual não é o caso quando falamos a palavra angústia,tristeza, ou sofrimento, porque ninguém ver a angústia, ou a tristeza, ou a alegria; nos vemos sim; pessoas com esses sentimentos.

DICAS EXTRAS (02)

Você pode também falar o versículo ou passagem em voz alta, vai te ajudar a decora-lo, escreva a passagem da bíblia no papel e o versículo onde a passagem se encontra e repita varias vezes e guarde no bolso, depois tente lembrar do versículo, se não lembrou não se preocupe; leia novamente repita o processo várias vezes.

Umas pessoas demoram mais para decorar, outras são mais rápido é normal.Segundo os rabinos precisamos repetir um versículo 400 vezes para memorizar de fato.

DICAS EXTRAS (03)

Uma outra dica legal concentre-se nas palavras chaves dos versículos.

Ex:(João:11.40). Disse-lhes Jesus: Não te hei dito se creres verás a glória de Deus!

Palavra chave: (Se creres) e (glória de Deus)

DICAS EXTRAS (04)

 

Ouvir-a-palavra no-celular

Outra dica; você pode gravar o versículo no celular e quando estiver em casa, no ônibus, ou andando na rua você vai ouvindo, é também uma ótima dica de como memorizar a bíblia. Mais só devemos fazer isso nos lugares adequados, para você não correr nem um risco em relação ao trânsito ou em outras coisas mais.Se você memorizar um versículo por dia, dentro de um ano você já tem aprendido em média 360 versículos.

Já foi até comprovado através de testes, quando se ouve algo,textos ou música a probabilidade de alguém decora-lo é mais rápido, porque a pessoa não precisa falar só ouvi, dessa forma se tem um ótimo desempenho no aprendizado.

DICAS EXTRAS (05)

E interessante usar uma versão da bíblia como padrão para não se perder nos sentidos das palavras, eu recomendo a versão corrigida (João Ferreira de Almeida). Quando você escreve um texto ou palavra várias vezes também é um ótimo recurso para te ajudar a decorar.

Não devemos colocar na cabeça que decorar a palavra de Deus é algo chato, de forma nem uma muito pelo contrario, é algo muito bom e prazeroso para nossa vida, a nossa mente está mais livre de pensamentos errôneos e temos a resposta da palavra de Deus na ponta da língua, para envergonharmos satanás.

DICAS EXTRAS (06)

Dicas-para-memorizar-a-bíblia

Escreva a palavra no quadro (louza) leia o versículo e apague uma palavra, leia-o novamente e apague outra palavra, e vá fazendo assim até apagar todas as palavras, depois tente falar aquele versículos sem ver nem uma palavra, se conseguir já é um bom sinal de que você está aprendendo como memorizar a bíblia e está decorando.

DICAS EXTRAS (07)

Faça uma manutenção de tudo que você memorizou e se possível ; espalhe versículos por toda a sua casa.Depois que o capítulo estiver memorizado; você pode recita-lo uma vez no dia, duas vezes na semana, duas vezes no mês, isso é bom para ajudar a não esquecer, se o versículo for muito grande tente memoriza-lo por parte transforme ele em canção.

É IMPORTANTE SABER:

Nós precisamos colocar em mente que os versículos que nós decorarmos,tem que fazer parte da nossa vida, não ter a ideia de só decorarmos para gravar, se for assim; corremos o risco de esquecê-los, eles tens que fazer parte do nosso ser.

Por ex: Um aluno vai para escola estuda o ano inteiro, quando termina o ano pergunte sobre a matéria que ele estudou, ele não lembra mais, porque? Ele estudou no interesse de só decorar para passar de ano, não de guardar aquele aprendizado, é preciso ter isso em mente.

VEJA ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DA MEMORIZAÇÃO

(1)-Você tem mais conhecimento da palavra.
(2)-Você tem a orientação de Deus dentro de você.
(3)-Maior a viabilidade para ensinar e dar conselhos.
(4)-Tem a palavra certa na hora certa.
(5)-Você atinge o diabo na cara com a palavra certa.
(6)-A sua mente está mais protegida contra maus pensamentos

Um forte abraço fiquem todos com Deus.

Capturarsas

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

2 Comentários

    • Daniel Nascimento

      Louvando seja nosso Deus por
      tudo Deus abençoe sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *