A FÉ CONHEÇA QUATRO TIPOS E SUAS DEFINIÇÕES


Como nós sabemos; a fé é dada por Deus, ela é abstrata, ou seja; nós não podemos ver a fé,nem pegar,mais podemos senti-la dentro do nosso coração,não podemos ver a fé mas,podemos  ver as atitudes de pessoas que tem fé, e os seus resultados nas suas vidas.

Ela é o firme fundamento,das coisas que se esperam, ou seja; é o alicerce é a razão é o motivo é a certeza é também a base. Ela é a prova daquilo que não se ver com os olhos matérias, mais com os olhos espirituais, você já contempla sua vitória ali ou seja; o resultado da sua fé.

PRIMEIRO TIPO FÉ.

Fé natural. esse tipo de fé, tem o seu nível muito baixo, em relação as outras, até os Ateus;( as pessoas que não creem em Deus) tem  esse tipo de fé,na verdade todos os seres humanos, tem esse tipo de fé, vou dar um ex: Quando uma pessoa vai pegar um ônibus para ir para o trabalho; ela(e) crê que o ônibus vai chegar lá claro, eu falo numa situação de um dia natural, não num dia de tempestade,ou acontecendo um problema no trânsito claro, de cara a pessoa iria ter duvida. outro ex: Quando você chama sua amiga(o) para almoçar na sua casa, e ela (e) diz; que sim, você acredita que; ela ou ele  vem almoçar na sua casa, é uma fé natural meu amado.

VEJA DOIS EXEMPLOS NA BÍBLIA DE FÉ NATURAL

Em (provérbio:7.19-20) a mulher prostituta, falou para o mancebo, que o seu marido foi uma viagem e no tempo marcado ele voltaria, ela acreditou na palavra do seu marido, que ele iria mas;voltaria.

Outro ex: Quando Judas foi ter com os príncipes dos sacerdotes, perguntando: O que vocês me darão, para me entregar Jesus? eles disseram: 30 moedas de prata, Judas acreditou na quela palavra, fé natural.

SEGUNDO TIPO DE FÉ

Segundo tipo de fé; é aquela fé, que você crer que vai receber, alguma coisa, que seja  algo material ou espiritual,um sonho seu por ex; Você abre sua boca e diz: Um dia eu vou ter a minha casa própria, ou o seu carro, ou a sua empresa.

Um outro caso; você pode orar por alguém e Jesus pode curar na hora, depende da sua fé, se você crer no seu coração e não duvidar, um dia,ou uma hora , aquela palavra se concretizarar, claro com fé e ação;veja o que Jesus falou: (Mateus c.21 v. 22) tudo que pedires orando crendo recebereis e tereis.

VEJA NA BÍBLIA DOIS EXEMPLOS DE FÉ.

S. João (c. 21 v.3a6) os discípulos passaram a noite toda pescando no barco, não pegaram nada, e Jesus apareceu para eles e perguntou: Se eles tinham, alguma coisa para comer; eles disseram que não, e Jesus liberou uma palavra profética e disse:Lançai as redes para o lado direito do barco, é aqui onde está o segundo tipo de fé, a bíblia diz que; Eles creram na sua palavra, Simão disse: Sobre a tua palavra lançarei a rede.

Segundo exemplo

Em S.Mateus (c.8.v.5a9) Jesus entrou em Cafarnaum,e chegou junto dele um centurião(um homem que tomava conta de 100 soldados ) e disse; Senhor o meu criado está paralítico e atormentado,Jesus disse: Eu irei e darei saúde, e ele disse: Não Senhor; diz somente uma palavra, e Jesus maravilho-se e disse:nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

Obs: só para melhor compreensão do amado leitor(a) a fé ela se revela de várias formas, pelo menos nesse segundo tipo de fé, ou você pode determina uma palavra,ou crê numa palavra,de um homem de Deus, o que está em foco é o tipo de fé e não o tipo de situação, ocorrida, as situações, são diversas ok.

TERCEIRO TIPO DE FÉ.

O terceiro tipo é chamado dom de fé,  esse dom é para toda a igreja, de Jesus mais nem todos tem, essa fé como dom está em ( l Coríntios: 12.9) esse dom é uma forma extra ordinária de crer em Deus, para realizar proezas em nome de Jesus, que vai muito além da capacidade humana.

vou citar pelo menos dois casos na bíblia.

 Primeiro é o caso de Moisés lá na passagem do mar vermelho, o povo de Deus estava diante do mar vermelho, o exército de Faraó atrás, e Moisés clamou ao Senhor,como Moisés já tinha aquela fé e aquele dom e autoridade, disse Deus: Por que clama a mim Moisés? diz o povo que marchem e Moisés tocou no mar e o mar se abriu êxodo (c. 14 v. 15).

Segundo caso.

É o caso do profeta Elias, quando o rei Ácazias adoeceu, mandou mensageiro, para perguntar a baal, se sararia da doença ou não, e o Senhor mandou Elias falar para os mensageiros:Por ventura não a Deus em Israel? e Elias, mandou dizer para o rei: Que da cama que subiste não desceras mais; com certeza morreras.

O rei mandou Capitão de 50 atrás de Elias, e Elias estava em cima do monte,  o capitão disse a Elias; homem de Deus desce, e Elias disse: Se sou homem de Deus, dessa fogo do céu e consuma a ti e os cinquenta (2 reis. c.1. v. 1 a 10)

QUARTO TIPO DE FÉ

É a fé como salvação, ou a fé salvadora em jesus,quando a bíblia diz: Quem crer e for batizado será salvo,( mar.c.16 v. 6) se uma pessoa crê; é porque ela tem fé, o crê aqui, é crer que Deus, enviou seu filho, crer no seu testemunho,e acreditar que o seu testemunho é verdadeiro e que ele é filho de Deus e cumprir a sua vontade.

Em atos (c. 16 v. 31)Paulo disse para o carcereiro: Crer no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa, o crer a qui, é crer em Jesus e no seu testemunho,ou seja; naquilo que ele fala.

veja duas coisas que Jesus falou: Arrependei-vos e crede no evangelho, você precisa se arrepender e crer no evangelho.

Deus disse: Não mataras,não adianta você, crer em Deus e matar.

Deus disse: Não furtaras, não adianta você crer em Deus, e furtar.

Deus falou, não cobiçaras,não adianta, o homem crer em Deus e cobiçar. Então existe pessoas que estão se enganando a si própria , dizendo: Eu já creio em Deus, se você crer em Deus e não obedece, então você não tem a fé salvadora, em Jesus. Veja o que João falou: (2 João c. 5. v.4) por que todos que é nascido de Deus vence o mundo, essa é a vitória que vence o mundo a nossa fé, a fé salvadora.

REFLEXÃO.

O primeiro tipo de fé; Sabemos que todo ser humano tem já foi  mencionado acima é uma fé muito baixa, mais mesmo você tendo esse tipo de fé você não está salvo.

O segundo tipo de fé, mencionado acima é excelente você crer que vai receber algo, ou crer de uma forma aponto de realizar um milagre, isso é muito maravilhoso, mais não significa dizer, que o ser humano está salvo.

O terceiro tipo de fé é a fé como um dom;é um dom muito grandioso dado por Deus, são pessoas, muito privilegiadas por Deus, por que nem todos tem esse dom, mais mesmo assim,as pessoas que tem esse dom, ainda não estão salvas, veja: (mat. c.7.v.22,23) e muitos dirão naquele dia,Senhor, em teu nome, expulsamos demônio,fizemos muitas maravilhas, então o Senhor lhe dirá abertamente apartai-vos de mim que eu não vos conheço.

Você pode se alegrar, na igreja pode chorar, pode falar em línguas, pode até, profetizar mas; isso não significa dizer que, você já está salvo, isso são sinais da misericórdia de Deus na tua vida.

Para você está salvo você tem que ter  o quarto tipo de fé dentro do coração e crer em Jesus Cristo,e obedecer a sua palavra.

que o Senhor Jesus Cristo nos abençoe.

teologia

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

17 Comentários

  1. Luã Augusto

    Gostei do estudo, muito boa a linguagem e os textos abordados que Deus continue vos dando graça e sabedoria.

    • Daniel nascimento

      Obrigado amigo pelo comentário! Que o Senhor continue abençoando tua vida um grande abraço e fica na paz.

  2. sivanildo dos santos sacramento

    Me ajudou muito num trabalho de curso vocacional na igreja.
    Deus continui abencoando grandimente…

    • Daniel Nascimento

      Olá Sivanildo a paz do Senhor para você! Fico feliz em saber e poder ter ti ajudado, qualquer dúvida eu estou a sua inteira disposição pode contar comigo.

  3. sivanildo dos santos sacramento

    valeu, muito obrigado Deus te guarde do mal.Pessoas como vç é que faz o evangelio crescer.

  4. genival jose de lima melo

    o estudo ta bom. mais tem um erro no terceiro tipo de fe a carta e primeiro corintio c.12 e v. 9a

    • Daniel Nascimento

      Obrigado pela ajuda da correção,um forte abraço e fica com Deus.

  5. João

    Sou só um estudante livre da Bíblia.
    Na questão de salvação li que Jesus disse a um jovem: “Se queres ser salvo guarda os mandamentos” Mateus 19:17.
    Já ouvi muitas pessoas dizerem que somos salvos pela graça e que Jesus é a graça salvadora.
    Por que, então, ele exigiu para quem quer ser salvo que se guarde os mandamentos?
    Que mandamentos são esses? Penso que são todos os mandamentos. Mas há pessoas que dizem que não.
    Como compreender esta situação?

  6. Muito bom o estudo , porém só tem uma referência biblica errada , em relação ao quarto tipo de fé , você mencionou a passagem 2Jo.5:4 , ao invés de 1Jo.5:4,

    • Daniel Nascimento

      Ok! Obrigado Arthur na verdade ouve uma troca do livro em relação ao versículo
      Fica na paz!

  7. Eduardo Amaro

    A paz do Senhor ! Ótimo !
    Que Deus continue o abençoando, e que você, cresça na graça e no conhecimento da palavra do Senhor Jesus. Me Ajudou bastante, na escola bíblica.

    • Daniel Nascimento

      Fico muito agradecido pelo seu comentário e contato Eduardo
      Fica na paz!

  8. VALDIR ANTONIO PASSOS

    OLÁ ABENÇOADO IRMÃO A PAZ DO SENHOR,MUITO BOM O ARTIGO,GOSTARIA DE FAZER UMA PEQUENA OBSERVAÇÃO,MOISÉS NÃO TOCOU NAS ÁGUAS,ELE ESTENDEU A MÃO SOBRE O MAR,PARECE IRRELEVANTE MAS NÃO É,JESUS NOS EXORTA A PRECISÃO BÍBLICA,”NEM UM I NEM UM TIL”NADA DEVE SER ACRESCENTADO OU TIRADO,TAMBÉM GOSTARIA DE TE DAR OS PARABÉNS PELA LINGUAGEM SIMPLES,OBJETIVA E ESCLARECEDORA,MUITO BOM!!!!!

    • Daniel Nascimento

      Olá Valdir graça e paz!
      Nesse artigo o foco central dele e mostrar os quatros tipos de fé quando eu falei que Moisés tocou nas águas eu não falei que ele tinha tocado com as mãos.

      Muitas pessoas já leram a bíblia completa mais de uma vês
      agora meditar ou analizar a bíblia completa em cada passagem
      eu creio que não exista ninguém que fez isso porque não dá tempo até porque é muita coisa creio eu.
      Mais lendo a passagem rapidamente sem meditar eu entendia que Moisés tinha tocado com a vara porquê na mesma passagem diz que Deus manda ele fender o mar aí nós temos que analisar por que aqui existem duas linhas de pensamento se o fender está no sentido de abrir o mar ou de tocar no mar.
      Mais parabéns pela observação quando eu tiver um tempinho eu vou dar uma analizada na passagem e mudar o trechinho do artigo na verdade nós estamos aprendendo juntos.
      Forte abraço
      Fica na paz!

  9. suyane castro

    Muito bom, edificante…Que Deus contiue concedendo a vc tudo o q precisa pra continuar sendo um Servo q agrada a Deus….

    Deus abençoe!

    • Daniel Nascimento

      Olá Suyane graça e paz!
      Te agradeço pelo seu comentário e contado glória a Deus por tudo.
      Fica na paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *