Sobre a Genealogia de Jesus. Como explicar que ele veio de Davi?


Pergunta: Gostaria de deixar uma pergunta sobre a genealogia de Jesus.

Jesus filho de Deus, gerado no ventre da serva, Maria. Tendo como pai terreno, José. Sabemos que Jesus não teria consanguinidade com José, então provável ser da tribo de Levi por Maria, sua mãe. Mas quando vemos na Bíblia a genealogia, não encontramos o de Maria, só que é parente (prima) de Isabel, filha de Sacerdote e casada com um. Como explicar para um Judeu!!! Que Jesus é da tribo sacerdotal por Maria, aonde encontramos tal resposta?

Os Judeus afirmam que Jesus é só um profeta e que não herdou a genealogia de José, e que nada tem sobre os antepassados de Maria…então como explicar que ele vem de Davi? De forma racional?
Abraço ficai na Paz do Senhor.

genealogia-de-jesus

PRIMEIRAMENTE VAMOS CONFIRMAR ESSA QUESTÃO SOBRE MARIA.

Maria mãe de Jesus era prima de Isabel. Quem era Isabel, era esposa de Zacarias, a bíblia diz que o mesmo Zacarias era da tribo sacerdotal de Abias. Mais quem era Abias? Existia um outro Abias descendente de Davi mais esse Abias era filho de Samuel da tribo de Levi.

(l Crônicas: 6.1,28) E os filhos de Samuel: Joel, seu primogênito, e Abias, o segundo.

A bíblia também diz que a mesma Isabel a mulher de Zacarias, era descendente de Arão.O mesmo Arão também era da tribo de Leví:

(Êxodo: 3.14) Então se acendeu contra Moisés a ira do Senhor, e disse ele: Não é Arão, o levita, teu irmão?…

Então sendo Maria prima de Isabel, isso significa dizer que; os pais de Maria, e os pais de Isabel, eram irmãos.Então por consequência Maria também seria uma levita.

(Lucas: 1.5) No tempo de Herodes, rei da Judéia , havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão.

.

POR QUE AS MULHERES APARECIAM POUCAS VEZES NA GENEALOGIA DE JESUS E NAS OUTRAS?

Na genealogia de Jesus principalmente, mostra apenas um resumo das pessoas ou das gerações não estão escritas todas as pessoas.

Na bíblia quando se fala de genealogia era retratada principalmente mais a pessoa masculina, creio eu que por questões do homem ser a pessoa principal da casa ou cabeça, maioral ou lider. Na genealogia contava-se a partir do pai, avô, bisavó e etc. Era um costume da época.

Observamos na bíblia que na genealogia as mulheres aparecem muito pouco ou só apareciam quando mostravam um papel muito importante.

(Mateus: 1.5,6) E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.

Mais podemos ver em Mateus que Maria também aparece na genealogia de Jesus veja abaixo:

 (Mateus: 1.16) E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

.

JESUS VEIO DA LINHAGEM DE DAVI, O QUAL ERA DA TRIBO DE JUDÁ.

Como sabemos Jesus não era da tribo de Leví e sim da tribo de Judá porque ele era descendente de Davi o qual era da mesma tribo de Judá.

(Samuel:17.12) Ora, Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de “Judá,” cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul este homem era já velho e avançado em idade entre os homens.

Davi era pai de José em relação à linhagem, e José era da mesma tribo de Judá porque pertencia a linhagem de Davi.

(Lucas:2.4) Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia a casa e à linhagem de Davi.

Concluímos que Jesus é pertencente à tribo de Judá por parte de José. Por isso a expressão leão de Judá veio por referência a tribo de José e não de Maria a qual era da tribo de Leví. Lembra conforme mencionei no parágrafo acima que quando falei da genealogia de Jesus era retratada principalmente a pessoa masculina.

.

JESUS FOI FILHO ADOTIVO DE JOSÉ.

Aqui na terra Jesus como Deus ele não tinha pai, mais como humano com certeza ele foi adotado por José como primogênito, sendo assim quando uma criança era adotada ela passava a pertencer à outra tribo é tanto que Jesus convivia com José e o mesmo ensinou a Jesus a profissão de carpinteiro, em outra passagem observamos a própria Maria dizendo que José era pai de Jesus como nos sabemos era um pai adotivo:

(Lucas: 2.48) E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, porque fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.

Olhando Jesus como homem humanamente falando, ele herdou a genealogia de José:

(Lucas: 3.23) E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Eli.

E como sabemos foi gerado através de Maria (Mateus: 1.16) E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo.

.

PROFECIA SOBRE MARIA.

Como sabemos também nas escrituras já havia uma profecia falando que a virgem daria a lua a um filho essa virgem seria Maria:

(Isaías: 7. 14) Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

A própria bíblia diz que as pessoas conheciam os familiares de Jesus e sabiam quem era seus pais, irmãos vejamos mais um versículo:

(Marcos: 6.3) Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

.

PROFECIAS REFERENTES AO REINO VINDOURO DO MESSIAS.

A própria genealogia de Jesus em (Mateus: 1.1 a 17) mostra que Jesus veio de Davi. Existem várias outras profecias na bíblia a respeito do Messias em relação ao um reino vindouro e esse mesmo rei viria através da descendência Davi.

(Jeremias 23:5-8). “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo, e, sendo rei, reinará e procederá sabiamente, executando o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O Senhor Justiça Nossa. Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que nunca mais dirão: Vive o Senhor, que tirou os filhos de Israel da terra do Egito; mas: Vive o Senhor, que tirou e que trouxe a linhagem da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e eles habitarão na sua terra.” (Jeremias 23:5-8).

(Salmos 89:34-37). Não violarei o Meu pacto, nem alterarei o que saiu dos Meus lábios; não mentirei a Davi. A sua descendência subsistirá para sempre, e o seu trono será como o sol diante de Mim; será estabelecido para sempre como a lua, e ficará firme enquanto o céu durar

(Isaías: 11.1 e 10.) Então brotará um rebento do toco de Jessé, das suas raízes um renovo frutificará. Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão às nações; gloriosas lhe serão as suas moradas.

Bom, com esse artigo espero ter tirado todas as suas dúvidas.

Forte abraços!

bacharel-em-teologia

Curso Completo de Bacharel em Teologia Conhecimento Profundo.

>>>>Saiba mais!

 

 

 

 

 

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

2 Comentários

  1. Fabiana Conceição

    Muito obrigada, estou começando na Teologia e já apareceram dúvidas, mas graças a Deus tenho obtido as respostas…agradeço a atenção, essa questão sobre a genealogia é interessante; e como alunos devemos saber bem. Fica na Paz, forte abraço.

    • Daniel Nascimento

      Amém Fabiana Deus abençoe e parabéns por está fazendo o curso de teologia.
      a paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *