Conheça 3 mundos 3 aflições:(Eu Venci o Mundo). João:16:33


Nesse artigo nós vamos meditar nesse versículo da palavra de Deus, (João: 16: 33) Tenho-vos dito isso para que em mim tenhas paz, no mundo tereis aflição mais tende bom ânimo (eu venci o mundo.)

O versículo lido acima  ele nos traz algumas lições para nossa vida a palavra de Deus é muito profunda e infinita, quem sabe você já leu alguns artigos falando sobre esse mesmo assunto na internet, mais nesse artigo eu quero entrar um pouco mais a fundo no versículo.

Nós vamos conhecer pelo menos três tipos de mundo e os três tipos de aflições que passamos nessa vida porém, diante de todo sofrimento existe uma esperança e uma certeza dada pelo Senhor, Jesus para nossas vidas.

João-16-33

1- VAMOS CONHECER OS TRÊS TIPOS DE MUNDO.

Jesus falou no mundo tereis aflição,mais que mundo é esse? Segundo a bíblia existem pelo menos três tipos de mundo, na verdade existe mais, se formos falar de forma figurativa, porém eu quero falar apenas três.

Quando você encontrar a palavra mundo na bíblia, essa palavra tem pelo menos três sentidos, por isso eu falei de três mundos a palavra mundo na bíblia tem pelo menos três sentidos diferentes.

  • Mundo pessoa.
  • Mundo terra.
  • Mundo pecado.

Quando enfrentamos lutas ou sofremos nessa vida os nossos sofrimentos ou pelo menos a grande maioria deles vem através desses três mundos, eu vou te mostrar as referências na bíblia de cada mundo relacionado acima e você vai entender que eu não estou criando nada está na bíblia.

2- O MUNDO NO SENTIDO DE PESSOA .João: 16: 33

Vamos ver na bíblia uma referência para essa palavra nesse sentido.

(João: 12.47) Se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

Observamos que Jesus disse que não vinha julgar o mundo mais salvá-lo, então o mundo aqui, não seriam as águas as plantas as nuvens nem os animais e sim os seres humanos.

Como prova se observamos no início do versículo ele disse: Se alguém ouvir as minhas palavras e não crer só nessa expressão de Jesus está comprovado que ele está referindo realmente ao mundo pessoa.

3- MUNDO NO SENTIDO TERRA.

Existe outro sentido para a palavra mundo que é o mundo terra ou planeta existe dezenas e dezenas de passagens na bíblia, porém vamos ver apenas duas só para exemplo, vamos ver as referências bíblicas para o mundo no sentido de terra . Veja o que o salmista diz:

a -(Salmos: 24.1) do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.

b -(Salmos: 49.1) Ouvi isto, vós todos os povos; inclinai os ouvidos, todos os habitantes do mundo.

Observe que no primeiro versículo o próprio salmista fala da terra depois ele mesmo específica de qual terra ele está falando (a terra que é o mundo) e os seus moradores.João: 16: 33

4- MUNDO NO SENTIDO PECADO.

Existe também outro sentido na bíblia para a palavra mundo que é o mundo de pecado, vamos ver as referências bíblicas:

(Romanos: 12. 1)  E não vos conformeis com (este mundo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Então até aqui vimos que existem três tipos de mundo, agora vamos estudar os três tipos de aflições que passamos.

5- OS TRÊS TIPOS DE AFLIÇÕES QUE PASSAMOS COM BASE EM (JOÃO: 16:33).

Nessa vida passamos pelo menos três tipos de aflições, podem existir mais, porém eu separei apenas três e o interessante é que os três tipos de aflições são causados pelos três tipos de mundos.

Esses três tipos de aflições em algum momento eles faz parte um do outro  eu separei três tipos para melhor compreensão, quando eu explicar  abaixo você vai entender do que eu estou falando os três tipos de aflições estão listados abaixo.João: 16: 33

  • Materiais.
  • Emocionais.
  • Espirituais.

6- AFLIÇÕES ESPIRITUAIS.

Aflições espirituais eu classifico como aquelas aflições que envolvem a nossa salvação por ex: Somos servos do Senhor e temos a nossa salvação, quando pecamos pedimos perdão a Deus, só que quando pecamos tememos que o Senhor não venha se afastar de nós, e temos medo de perder a nossa salvação.

Causador das aflições espirituais: João: 16: 33

Esse sofrimento espiritual é causado pelo (mundo pecado) como seres humanos estamos sujeito a pecar contra Deus,por causa da nossa própria natureza carnal ou estamos sujeito a pecarmos por intermédio de outras pessoas  então o sofrimento espiritual é causado pelo mundo pecado.

Você lembra o que aconteceu com Pedro quando ele negou a Jesus? Como Pedro tinha sede de salvação e amava ao Senhor, aquele pecado envolveu a sua salvação e Pedro  ficou com medo de perdê-la e de Deus não estar mais com ele. Vejamos a referência bíblica:

(Mateus: 26.74,75) Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem e imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. (E, saindo dali, chorou amargamente.)

Você lembra quando Davi pecou com Bate-Seba lá nos salmos ele clama a Deus e diz:

(Salmos: 51.1,11) Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

(Salmos: 51:11) Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

7- AFLIÇÕES MATERIAIS.  João: 16: 33

Aflições materiais Essa todos nos sabemos são aquelas aflições que nos falta o alimento, o vestir, o causar o beber, nos falta o emprego e tantas outras coisas, e a falta dessas coisas nos causas aflições mais Jesus nos deixa uma lição a respeito dessa aflição vejamos na bíblia:

(Lucas: 12. 21) E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.

Observamos que Jesus estava ensinando aos seus discípulos para eles não estarem apreensivo a respeito do mantimento a palavra apreensivo significa: (preocupação), ou seja, a preocupação é um tipo de sofrimento ou aflição.

Causador das aflições materiais.

As aflições materiais são causadas pelo mundo pessoas, por exemplo: Humanamente falando, quem é que me dá um emprego é um patrão ou um empresário,quando eles não me empregão ou quando sou demitido do emprego então eu estou desempregado(a) é um sofrimento material.

Vejamos outro sofrimento material: Quando eu estou empregado e o meu salário e baixo automaticamente vai me faltar dinheiro para comprar roupa alimento, e outros objetos, então todo esse sofrimento material é causado pelo  mundo pessoa.

8- AFLIÇÕES EMOCIONAIS.

São aquelas aflições que atinge diretamente a nossa emoção. Quando uma pessoa nos trata mal, quando alguém faz uma ação errada que nós prejudica, quando somos repreendidos e não aceitamos, quando ficamos com mágoa de alguém ou quando alguém nos levanta um falso testemunho, tudo isso são aflições emocionais.

Existem inúmeros exemplos na bíblia desse tipo de aflição ,mais vou citar a penas um para nosso exemplo A bíblia diz que Jacó morava com o seu sogro Labão como Jacó cresceu muito em riqueza diante do seu sogro os filhos de Labão diziam que Jacó estava tomando a riqueza do seu pai. João: 16: 33

A bíblia diz que Labão já não olhava para Jacó como dantes, um simples olhar de uma pessoa pode nos causar sofrimentos emocionais tais como;sentimentos de desprezo e tristeza, mais devemos estar firmes, pois a humilhação nos faz estar mais perto de Deus. Veja o testo:

(Gênesis: 31:1, 2) Então ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tem tomado tudo o que era de nosso pai, e do que era de nosso pai fez ele toda esta glória. (Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como anteriormente.)

Causador das aflições emocionais:

As aflições emocionais também são causadas pelo mundo pessoa, quando fico triste com alguém ou quando uma pessoa me fere com palavras. Aflições emocionais também são causadas pelo mundo terra, quando se trata de catástrofes naturais causado por acontecimentos na natureza.

Resumindo; como falei eu dividi os três tipos de sofrimentos só para você entender, mais você pode perceber que os três de alguma forma se resumem em um só sofrimento.

Quem sofre com problemas materiais, isso também envolve tristeza e emoção, que também já causa problemas de discussão entre casais, um já fala uma palavra que não agrada o outro, ai já entra a magoa no coração a ira, e já começa a envolver a salvação de ambos.João: 16: 33

9- O SENHOR JESUS TEM UMA LINDA PALAVRA DE ESPERANÇA PARA NÓS.

Mais no mesmo versículo quando lemos em (João: 16. 33) o Senhor Jesus está  dizendo que nele nós temos paz e  devemos ter bom ânimo porque ele venceu o mundo.

Em algumas tradições de dicionário a palavra ânimo significa a condição de uma pessoa  determinada diante de uma circunstância, perigosa ou problemas.

Você já pensou em uma pessoa desanimada? Mim responda; uma pessoa assim ela tem determinação para fazer o que? Nada! O desânimo tira as forças, tira a coragem, nos tira a vontade de ser disciplinado tira até a nossa vontade de viver.

10- MAIS É POSSÍVEL SERVIR DEUS EM MEIO A TUDO ISSO.

Mais o Senhor provou para nós que nesse corpo da carnal  é possível servir a Deus e sermos vencedores se ele venceu temos capacidade de Vencer também porque é ele quem nos dar essa capacidade.

Quando você tiver sofrendo muito a ponto de desistir, lembre-se; que Jesus está dizendo: Tendo bom ânimo eu venci.Em nome de Jesus você pode vencer as dificuldades: Os problemas espirituais e materiais, a carne o mundo o diabo e quem se levantar, porque se você for fiel ele está com você.

O apóstolo Paulo disse se nós esperássemos nas coisas dessa vida éramos mais miseráveis que todos os homens, a esperança do mundo está nas coisas daqui, porém; a nossa esperança está no Senhor Jesus e não há ninguém que tire de nós essa esperança de sermos vencedores, porque ele já venceu.

Um ditado popular.

Existe um ditado no mundo que diz: A esperança é a ultima que morre mais para aqueles que servem a Deus é diferente, a esperança foi a primeira que morreu mais já ressuscitou e está viva para todo sempre que é Jesus de Nazaré. João: 16: 33

Por isso levante a cabeça não desanime diante das aflições dessa vida, a nossa esperança está viva a bíblia diz que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus nosso Senhor.

Que o Senhor nos abençoe.

Daniel Nascimento.

teologiaa

Se aprofunde no conhecimento da palavra de Deus.

Saiba Como Hoje Mesmo

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website: