O ELOGIO É BOM? OU RUÍN O QUE DIZ A BÍBLIA?


Olá seja bem-vindo! é um imenso prazer termos você aqui. Nesse artigo; nós vamos falar um pouco sobre: O elogio, mais o que é o elogio? Ele é bom ? o que ele pode produzir em mim? devo recebe-lo ? devo repreende-lo? devo elogiar alguém? a bíblia fala sobre ele ? quais cuidados devo tomar? essas e outras perguntas e respostas sobre o elogio, você vai aprender aqui nesse artigo.

Elogio é um louvor ou uma forma de expressarmos para alguém ou exaltar de uma maneira favorável e positiva uma pessoa. Os elogios podem vir; através de gestos, ações, palavras, e etc. Geralmente; as pessoas são elogiadas, ou elogiam alguém; quando: Elas tem algo diferente em relação as outras pessoas, ou algo incomum, algo que a pessoa faz ou tem, e nem todos conseguem fazer ou ter como ela.

As pessoas recebem elogios, por terem: Uma boa aparência, por falarem bem, ou cantar bem, por serem inteligentes, sábias, ou conhecedoras de algo, por terem alguma habilidade em realizar algo, por serem famosas, por serem boas, por serem diferentes em alguma coisa, em relação as demais.

ELE É BOM ?

Ele-é-bom

É aqui onde eu quero chamar sua atenção: Na verdade, dependendo do elogio; ele pode ser bom e pode ser mal, pode te fazer bem, e pode te fazer mal, vai depender muito de três fatores: Tipo do elogio, da pessoa que está elogiando, e de quem está recebendo o elogio, abaixo eu vou explicar em detalhes para você.

(1)Tipo de elogio:

O ser humano é um ser; que sempre quer receber um pouco de elogio, ou um pouco de glória para si. Não sei se você já ouviu,eu já ouvi; pessoas falarem de si mesmas, de fazerem algo errado, ou brigarem com alguém e dizerem: Ninguém mecha comigo, por que eu não presto, ou eu não valo nada.

Há pessoas que se gloria na maldade ou se elogia a si mesmo; esse elogio além de ser mal, e egoísta, a pessoa ainda se gloria com coisas erradas. Existe pessoas; principalmente as famosas, aprontam escândalos só para caírem na mídia e receberem glória, e elogio e com isso ficarem famosas e conhecidas esse tipo de elogio e mal.

Vamos observar outro exemplo: Digamos que Você faz algo,interessante; e alguém chega e diz: Parabéns você é o melhor. Ainda que essa expressão te agradou,você deve ter cuidado; com quê ela pode causar.

(2) A pessoa que está te elogiando:

Existe pessoas, que são nossas amigas, pessoas que até nos elogia, que querem nosso bem, que estão do nosso lado, agora; existe pessoas que mesmo estando próximos de nós, pessoas que falam conosco , que se assenta junto contigo, pessoas, que sorrir contigo, e que também nos elogiam, pessoas até crentes, que confessa jesus como salvador, mais o Senhor conhece os corações.

Essas pessoas, podem até ti elogiar, mas; esse elogio, vem misturado com uma grande inveja no coração, se elas puderem; na primeira oportunidade que tiverem, vão tentar te derrubar, para que você nunca mais se destaque entre as demais, pessoas que tentam tirar teu brilho, que queriam ser como você mais como não conseguem; tentam quebrar os teus pés a qualquer custo, existe e tem muitos casos assim.

(3) De quem recebe o elogio:

Essa pessoa no caso pode ser: Eu ou você, mesmo, no nosso dia a dia ouvimos todos tipos de palavras, palavras direcionadas a nós ou não, palavras boas palavras má, temos que examinar dentro de nós o que podemos absorver, e o que podemos jogar fora ou descartar. No livro de (l tessalon: 5.21) diz: Examinai tudo e retende o bem.

Temos que ter muito cuidado, com os elogios, palavras boas que são direcionadas a nossa pessoa, para que elas não, venham nos causar mau. Mais como pode uma palavra boa me causar mau? mais abaixo eu te explicou melhor, continue lendo até o fim e você vai entender.

Posso-elogiar-alguém?

POSSO ELOGIAR ALGUÉM?

Isso vai depender muito da pessoa de quem você estiver elogiando. Você precisa realmente; conhecer a pessoa por que aquele elogio mesmo sendo bom, pode causar mau a ela; não é o elogio, mais sim a forma da pessoa receber o elogio, e o que ele pode causar. Nem todos somos iguais, a reação dos nossos sentimentos, varia de pessoa para pessoa.

Eu recomendo que pelo menos na presença de alguém; você fale palavras de motivação como:Deus é contigo, ele vai te dar força, você vai vencer em nome de Jesus, tu vai ser vitorioso, e isso vai ajudar bastante a pessoa; lembra do que o anjo falou para Gideão: (6.12) O Senhor é contigo varão Valoroso.

Mesmo Deus falando assim com Gideão através do anjo, nesse caso; Deus conhece o coração de cada um; lembra que eu falei,que nem todos somos iguais! e que as nossas reações, varia de um pra um, e que precisamos conhecer realmente as pessoas,no caso de Deus ele sabe o que fala e com quem fala.

A bíblia nos revela: No livro de Jó (Jó:1.1) que Jó era um homem; sincero , reto, temente a Deus, e se desviava do mal. Um dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, e Satanás veio no meio deles (Jó: 1.7).

Deus disse a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Não tem ninguém na terra semelhante a ele, homem sincero, reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Já pensou irmão! que grande palavra de exaltação que Deus falou sobre o seu servo.

Observamos uma coisa; Deus não falou aquela palavra para Jó, ele não ouviu, porque?; Já pensou se Jó ouve aquela palavra; uma palavra muito boa, Jó era fiel a Deus mais; também ele era homem,se Jó ouve essa palavra; quem sabe ele poderia dizer: Há Deus está dizendo que eu sou: Assim Assim, e com isso; Jó como homem; poderia se exaltar, e isso não seria bom para ele.

O-que-ele-pode-produzir?

O QUE O ELOGIO PODE PRODUZIR?

Por incrível que pareça o elogio pode produzir: Orgulho tristeza inveja, engano, exaltação, insegurança, medo, eu vou te explicar outra passagem bíblica você vai entender melhor.

A bíblia nos revela: No livro de (Atos: 16.16) em diante que tinha uma jovem que tinha um espírito de adivinhação, e dava lucros aos seus senhores. Paulo e Silas estavam pregando numa viagem missionária.

Um dia Paulo e Silas saíram na rua para irem à oração; e essa jovem apontava o dedo para Paulo e Silas e usada pelo inimigo dizia: Estes homens anuncia o caminho da salvação e são servos do Deus vivo; e a bíblia diz: Que essa mulher fez isso por muitos dias e Paulo se perturbou com isso. (Atos: 16.18).

Preste bastante atenção agora para você entender: O inimigo falou que Paulo e Silas eram servo do Deus vivo,e realmente; Paulo era!. O inimigo falou que Paulo anunciava o caminho da salvação. E realmente; Paulo anunciava!.  A bíblia revela que Paulo se perturbava com aquela palavra.

Você sabe qual era a verdadeira intenção do inimigo? e por que Paulo se perturbava? A intenção era que Paulo recebesse aquele elogio, e aquela glória para si, e Paulo como homem, recebendo aquele elogio; quem sabe ele iria pensar: Realmente nos somos servos de Deus, diferentes e melhor que todos os outros, e com isso; Paulo e Silas, iria se ensoberbecer, e pecar contra Deus, por isso Paulo se incomodava e se perturbava.

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TOMAR ?

Meu conselho como amigo: Quando alguém te elogiar, se você ver e perceber que a intenção da pessoa foi boa; diga dentro de si: Senhor toda honra e toda gloria seja para ti, mais se alguém te elogiar e você perceber ou sentir, que naquele elogio tem algo estranho, porque o Senhor nos dá o discernimento repreenda, em nome de jesus ou descarte aquele elogio.

Devo-repreendelo.

DEVO REPREENDER O ELOGIO?

Sim! realmente existe elogio que devemos sim repreender, são aqueles tipos de elogios que dentro de nós no nosso ego, nos causa uma sensação muito boa, mais você deve vigiar, e examinar para saber o que essa sensação ou sentimento pode te causar lá na frente.

Eu Já não me refiro a um casal de namorados,ou casados; isso já é um outro assunto. Então lembre-se amado (a) sempre que alguém te elogiar; fique esperto vigie.

Que o Senhor jesus: Te abençoe e te guarde!

                                                                                                                                             Autor: Daniel nascimento.

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

7 Comentários

  1. Anônimo

    Muito bom, excelente.

  2. eliane oliveira da silva

    boa tarde
    muito bom

    • Daniel Nascimento

      Amém Eliane Deus abençoe você e família

    • Daniel Nascimento

      Olá Alessandro agradeço pelo comentário
      glória ao nosso Deus por tudo
      Até uma próxima!

    • Daniel Nascimento

      Amém Alessandro Glória ao nosso DEUS por tudo
      Fica na paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *