O que é Teologia? Veja a sua resposta e a importância desse nome.Estudo completo.


O QUE É TEOLOGIA?

Olá a paz do Senhor para todos. Nesse artigo nós vamos estudar sobre teologia,mais o que é teologia? Vamos aprender um pouquinho mais a fundo os dois significado dessas duas palavras tão importante para nós.

A palavra teologia,vem do grego (θεολογία) (theus) que significa Deus e (logia) do grego (-λογία)” que também tem relação com a palavra (logos) [λόγος], (logia) que significa discurso ou estudo teológico significando; estudo de Deus ou conhecer a Deus.

A teologia é um estudo sistemático em relações a ideias religiosas e também a existência de Deus sua relação com o mundo e os seres humanos, ela estuda também a religião em um, contexto histórico e religioso.Se você tiver interesse no assunto deixe o seu email para receber dicas de teologia acessando aqui.

.

A teologia pesquisa e interpreta os fenômenos das religiões, os textos sagrados os seus ensinamentos, ela influencia também em diversas áreas das ciências humanas como por exemplo: Sociologia e também na antropologia.Eu tenho outro artigo onde eu falo sobre teologia da libertação → Veja aqui.

.O-que-é teologia?

Então resumindo; a teologia estuda a existência de Deus, é claro que isso é uma forma ou tentativa de explicarmos para entendermos mais sobre conhecer a Deus, porque ninguém nunca vai conhecer a Deus totalmente, porque ele é mistério e infinito.

A teologia nos ajuda a entender a base para compreensão das traduções religiosas, em relação a sociedade, culturas, crenças, e práticas que tem relação com a religião.

Isso reúne e nos permite ter um conjunto de conhecimentos e de estudos como disciplinas históricas e textual,como por exemplo: Linguísticas, filosóficas e literárias.

.

Existiu um homem chamado Tommaso D, Aquino segundo estudos ele foi o maior teólogo ocidental da idade média, já na época do novo testamento, eu considero o apóstolo Paulo como o homem ou um dos homens que ergueu a espinha dorsal da teologia. Vamos ver alguns conceitos e divisões da teologia.

ok

VOCÊ JÁ LEU SOBRE: TEOLOGIA SISTEMÁTICA?

O que é teologia sistemática: Segundo estudos é uma parte da teologia com diversos temas teológicos que forma um grupo de estudo ou sistema totalmente voltado e especificado para o assunto x onde a teologia trata. Por ex:

• Teologia: É o conhecimento de Deus
Cristologia: Segundo estudos é o conhecimento de Cristo.
  Pneumatologia: Fala sobre o Espírito Santo.
  Bibliologia : Estuda sobre a bíblia.
  Eclesiologia:  Estuda sobre a igreja
  Angelologia:  Estuda sobre os anjos.
  Hamartiologia:  Estuda sobre o pecado.
  Soteriologia:  Estuda sobre a salvação.
  Escatologia:  Estuda sobre os fins dos tempos.
  Antropologia cristã:  Estuda sobre a humanidade.
  Demonologia:  Estuda sobre os demônios.

.

VOCÊ SABE O QUE É TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO?

o que e teologia-da-libertaçao

O que é teologia da libertação? Essa teologia é chamada também de teologia humanista ela procura interpretar a bíblia através dos sofrimentos das pessoas pobres.

A teologia da libertação foi fundada pelo um homem chamado Gustavo Gutierrez que também era sacerdote,e trabalhava pelo favor e a liberdade de todas as pessoas cristãos diante das injustiças de todos aqueles que os rodeavam.

.

A teologia da libertação, foi criticada pelos sacerdotes da igreja romana, por causa das suas grandes revoluções, e apoio as lutas de classes.

Houve no Brasil um teólogo chamado Leonardo Boff, ele foi um homem que defendeu grandemente a teologia da libertação, e ficou muito conhecido pela população por estar do lado da sociedade, e junto com eles defender as suas ideias e causas.

.

VOCÊ JÁ LEU SOBRE: TEOLOGIA REFORMADA?

O que é teologia reformada? Vamos ver; essa teologia estabelece um sistema que tem relação com crenças, e raízes ela iniciou-se com Martinho Lutero Calvino e outros reformadores por volta do século 16.

Martinho Lutero através de pregações e testes deu origem ao que foi chamado de reforma, depois foi gerada uma contra reforma a igreja romana não aceitava, outras doutrinas e outros pensamentos a não ser os da própria igreja.

.

A teologia reformada não se trata de uma teologia uniforme, mais ela apresenta várias manifestações em relação a várias igrejas de doutrinas diferentes, porém seguem os mesmos princípios da palavra de Deus.

.

VOCÊ SABE O QUE É TEOLOGIA DA PROSPERIDADE?

O que é teologia da prosperidade? Segundo estudos; a teologia da prosperidade foi criada pelo pastor americano Essek William Kenyon. Essa teologia estuda e explica os textos da bíblia para produzir o bem-estar do corpo da mente, e das coisas materiais também.

Essa teologia é chamada e conhecida como confissões positivas tem uma certa relação com fé, isso é para as pessoas que acreditam, que Deus pode fazê-lo, basta ter fé. Essa teologia é muito aplicada em várias igrejas pentecostais, principalmente no Brasil.

.

Essas ideias de confissão positiva deu início lá nos Estados Unidos, apareceram através de algumas seitas por volta do século vinte.

Eles ensinavam que a realidade em um ambiente real estava muito além disso, e que a nossa mente podia controlar as coisas espirituais como curar vários tipos de enfermidades ou doenças.

A teologia da prosperidade foi criada pelo um homem chamado Essek William Kenyon, o mesmo era pastor .Essa teologia foi aceita como doutrina nas igrejas neopentecostais e foi divulgada também por um outro homem chamado Kenneth Hagin.

Teologia-comtemporanea

VOCÊ JÁ LEU SOBRE: TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA?

O que é teologia contemporânea? Segundo estudos essa teologia é a mesma da atualidade,é o estudo contextualizado e a evolução dos dogmas a respeito das doutrinas da bíblia e dos nossos dias. Ela deu início por volta no século vinte através de um homem chamado Karl Barth que também era pastor.

.

Esse pastor teve como intenção restaurar novamente o sentido da bíblia em relação a pensamentos praticas, como padrão de fé e a prática do povo no sentido de observar a bíblia, e o estudo de Deus, e dos seus pensamentos a respeito dos ensinamentos bíblicos no contesto em que fazemos parte.

.

Essa mesma teologia recebeu força através de outras teologias entre elas a teologia especulativa protestante a teologia, católica,bíblica e a teologia natural, através dessa teologia foi que a teologia contemporânea foi influenciada e recebeu força.

De acordo com o sentido que a teologia vai tomando através de estudos e interpretações, a teologia contemporânea recebe vários nomes. Por exemplo: Teologia neo modernista ou modernista, teologia da esperança, teologia do evangelho social, , urbana, ética, já vi estudos, que falam até de teologia feminista.

Então agora você já dever ter entendido um pouco mais sobre o que é teologia.

Um forte abraço e fica com Deus!

Daniel Nascimento.

teologiaa

Bacharel em teologia: Curso completo para quem quer ter um profundo conhecimento da palavra de Deus, e crescer na verdadeira sabedoria, conheça mais em detalhes sobre o curso ⇒ Acessando aqui

.

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

6 Comentários

  1. Jose Mario de Oliveira

    Daniel obrigado pelo artigo sobre teologia, muito edificante.

    • Daniel Nascimento

      Deus te abençoe Mário e fica na paz .

      Um forte abraço!

  2. Olá Daniel,A paz do Senhor, muito bom este artigo que você publicou, gostaria de saber o que é igrejas neopentencostais ?_ e como faço p/ ter esses estudos, teologia, cristologia,pneumatologia, bibliologia e etc, etc, pois esses estudos me interessaram muito. Agradeço por tudo que você tem me ensinado,pois essas leitura tem me ajudado muito.

    • Daniel Nascimento

      Segundo alguns estudos neopentecostais são igrejas que vieram do meio pentecostal ou das igrejas tradicionais cristãs chamam também esse movimento de terceira onda que é um movimento secundário do evangelicalismo nesse movimento se congregam várias denominações que vieram do pentecostalismo.

      Se a Irmã procurar na internet vai encontrar várias informações sobre o assunto e existem livros também que são vendido na internet sobre o mesmo. No curso de bacharel em teologia todos esses assuntos já estão contido o link é esse aqui.

      Abraço!

  3. Muito esclarecedor e direto e de fácil entendimento este artigo, muito obrigado Daniel. Eu já sabia que tinha vários tipos de teologia porém desconhecia as que você citou como a da Prosperidade. Também desconhecia o quão interessante é a Teologia Sistemática.

    Obrigado novamente pelo artigo.

    • Daniel Nascimento

      Fico muito agradecido pelo seu comentário a nossa vida é um aprendizado a cada dia temos a oportunidade de crescer e aprender novas coisas fica na paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *