Os 5 (Pecado de Davi e Bate-Seba) e suas 8 consequências.


Olá a paz para você! Nesse artigo nós vamos falar sobre o Pecado de Davi e Bate-Seba e as suas consequências, nós vamos ver através desse estudo o quanto Davi sofreu por ter cometido aquele pecado que lhe causaram grandes consequências para o resto da sua vida.

Todos conhecemos a história de Davi que era pastor de ovelhas um menino ruivo formoso de parecer e de boa presença (l Samuel:16.12). Davi era o menor da casa dos seus pais, o Senhor o escolheu usando o profeta Samuel e ungiu Davi como rei de Israel no lugar de Saul, (l Samuel: 16.13).

Quando Davi lutou com o Gigante Golias  e venceu, ele ainda passou um longo período de perseguição para depois assumir o trono, ele foi perseguido por Saul durante aproximadamente 10 anos,só depois Davi assume o trono.

pecado-de-davi-e-bate-seba

O TEMPO DAS GUERRAS.

A bíblia diz que existia um tempo em que os reis saíam a guerra, mais Davi ficou no seu trono e não foi à guerra, ele ficou na casa real em Jerusalém, (ll Samuel: 11.1).

A pergunta é: Porque Davi não foi à guerra? Todos os reis saíam à guerra naquela época, vejamos: Abraão saiu à guerra para livrar a Ló: (Gênesis:14.14). Ouvindo, pois Abraão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados nascido em sua casa (318) homens e os  perseguiu até Dã.

Moisés estava na batalha no meio do povo no mar vermelho.( Êxodo:14.13). Quando Deus entregou Jericó nas mãos dos israelitas Josué estava na guerra.(Josué: 6.16). Saul estava na guerra quando venceu os amonitas. ( l Samuel:11.11)

A POSSÍVEL CAUSA DE DAVI NÃO TER IDO A GUERRA, E O SEU PRIMEIRO PECADO.

Vamos entender: A guerra que Davi não foi durou muitos dias e como Davi não foi à guerra,ele ficou na casa real e se ele ficou na casa real, acredito que várias vezes ele passeou no terraço, e se ele passeou várias vezes, possivelmente várias vezes, Davi viu aquela mulher, porque ela morava perto da casa real.

A passagem bíblica diz que Davi passeou no terraço depois que ele enviou o povo à guerra, só que isso não significa dizer que ele não tinha visto Bate-Seba antes, é bem provável que sim, porque o palácio ficava em um ponto alto da cidade.Tudo indica a bíblia não diz mais creio eu, que o rei Davi não foi à guerra por causa daquela mulher.

Em (ll Samuel: 11.2) Davi passeava no terraço da casa real na parte da tarde, e do terraço ele viu uma mulher se banhando chamada (Bate Seba), essa mulher tinha um rosto e um corpo muito bonito, ela era mui formosa tanto é; que chamou a atenção de Davi, é aqui onde Davi cometeu o primeiro pecado da cobiça .

O SEGUNDO PECADO DE DAVI.

O pecado de Davi e Bate-Seba foi algo grave aos olhos de Deus. Um dia o rei Davi perguntou: Quem era aquela mulher? E disseram é Bate-Seba esposa de Urias ou seja; ela era conhecida da vizinhança e Davi mandou chamá-la (ll Samuel: 11.3,4)

O rei Davi entrou em um processo de tentação tão forte que não vigiou, ele deixou se levar, chegou a um ponto que ele não suportou mais a pressão da tentação e cedeu ao pecado de adultério,que fora o seu segundo pecado.

Esse é um sentimento de toda pessoa que enfrenta uma tentação, quando ela vem pensamos que não temos força para suportá-la ou resisti-la. Mais saiba de uma coisa: Jamais o Senhor vai permitir algo na tua vida que você não possa suportar, você pode sim, vença as tentações em nome de Jesus Cristo.

A NOTÍCIA INESPERADA E A PREOCUPAÇÃO DE DAVI.

Vamos imaginar: Em (ll Samuel:11.4) a bíblia diz que Davi adulterou com aquela mulher, aqui o pecado de Davi já foi consumado e lhe gerou a morte espiritual instantânea.Quando Bate-Seba esperou um mês que o seu (ciclo menstrual) não veio ela se tocou e pensou: Eu estou grávida! E mandou enviar a notícia a Davi. (ll Samuel: 11.5).

Quando Davi ouviu aquela notícia ele teve um choque, Davi percebe que à ficha caiu, ele se da conta da loucura que fez e ficou preocupado sem saber o que fazer mais; na mesma hora ele teve um plano para tentar sair da situação  (ll Samuel:11.6,8).

 A PRIMEIRA ASTÚCIA DE DAVI E O SEU TERCEIRO PECADO.

Davi planeja um plano e pensa assim: Eu vou chamar o esposo dessa mulher (ll Samuel 11.6) já há alguns dias que ele está lá na guerra, eu chamo ele e pergunto: Como vai o povo e a guerra? E mando ele descer a sua casa,(ll Samuel 11.8) e lá ele deita com a sua esposa e depois volta para guerra, quando ele vim da guerra, a sua esposa diz para ele que está grávida, ele vai pensar que o filho é seu e acabou a conversa.(ll Samuel:11.6 a11).

Só que os planos de Davi da tudo errado, o homem não foi para sua casa (ll Samuel:11.9) e não teve contato com a sua esposa, (ll Samuel:11.11) o soldado Urias fica na porta da casa real (v.9) Depois novamente volta a guerra.(ll Samuel:11.14).

Davi persuadiu Urias para que ele tomasse uma ação, para que mais tarde ele pensasse que o filho que a sua esposa outrora tivera fora seu. Davi tentou enganar o soldado, aqui está o seu terceiro pecado.

 A SEGUNDA ASTÚCIA DE DAVI.

Como lemos acima o plano de Davi da tudo errado e Davi planeja um segundo plano. Mais antes o que faz Davi? Vamos ler: (ll Samuel: 11.13) E Davi o convidou e comeu e bebeu diante dele e o embebedou e a tarde saiu a deitar-se na sua cama com os seus servos e não desceu a sua casa.

Você observou a expressão (Davi o embebedou) para que? Se Urias desce a sua casa, ele estaria contribuindo para os planos de Davi darem certo, como ele não desceu, Davi o embebedou para que Urias não lembrasse da conversa anterior entre os dois de tê-lo mandado descer para sua casa.

AQUI ENTRA O MEU RACIOCÍNIO E IMAGINAÇÃO,O QUARTO E O QUINTO PECADO DE DAVI.

Quando Davi mandou Urias descer a sua casa e o soldado não foi, quem sabe Davi pensou; quando esse soldado voltar da guerra e chegar na sua casa e encontrar a sua esposa grávida e descobrir que o filho não é seu, ele vai lembrar-se da conversa que tivemos, e vai perceber que aquela conversa foi para enganá-lo. Por isso Davi o embebedou.

Rapidamente o rei cria outro plano para matar Urias, ele manda uma carta pelo próprio soldado avisando a Joabe para colocá-lo na frente da peleja para que ele fosse ferido e morresse. Aqui está o quanto pecado de Davi  (ll Samuel. 11.15).

Porque Davi mandou matar Urias?  Davi planejou matá-lo para ocultar tudo, aqui está o seu quarto pecado: Encobrir as suas transgressões. (Provérbios: 28.13). O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia.

1- A PRIMEIRA CONSEQUÊNCIA DO PECADO DE DAVI E BATE-SEBA.

Depois que Davi cometeu os seus pecados ele foi repreendido por Deus através do profeta Natã. E Deus falou que levantaria da mesma casa de Davi o mal sobre ele.

 (ll Samuel 12.9). Porque, pois desprezaste a palavra do Senhor fazendo o mal diante dos seus olhos?
Assim diz o Senhor suscitarei sobre a tua mesma casa o mal sobre ti (ll Samuel: 12 11).

Observamos que assim que ocorreu o pecado de Davi e Bate-Seba, ele não foi logo repreendido, quando Davi adulterou com Bate Seba ele certamente esteve com ela várias vezes, Davi só foi repreendido pelo profeta depois de nove meses por quê? Observe o que Deus falou através do profeta:

(ll Samuel: 12.14). O filho que te nasceu….. Quanto tempo demora para uma criança nascer? 9 meses então o profeta disse o filho que te nasceu, ou seja, já tinha se passado nove meses, depois que a criança nasceu, foi aí que Davi recebeu a repreensão do Senhor ele não foi repreendido no mesmo estante.

Depois que Davi foi repreendido por Deus, ele corre para os pés do Senhor se humilha e pede misericórdia a Deus,  nós podemos ver isso lá em salmos: (Salmos: 51.1) Tem misericórdia de mim o Deus e apaga as minhas transgressões. Deus perdoou Davi mais as consequências Vieram.

2- SEGUNDA CONSEQUÊNCIA DO PECADO DE DAVI.

A mulher com quem Davi pecou chamada Bate Seba teve um filho e esse mesmo filho adoeceu gravemente e essa foi à segunda consequência por causa do pecado de Davi. (ll Samuel: 12.15). Então foi Natã para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi,e adoeceu gravemente.

Aqui tanto sofreu Davi como Bate-Seba por causa desse acontecimento da enfermidade do menino,observamos que Bate-Seba também sofre as consequência pelo seu pecado .

3- TERCEIRA CONSEQUÊNCIA DO PECADO DE DAVI.

Como anteriormente falamos quando Davi teve relações com Bate-Seba ele teve um filho é aquele mesmo filho que falamos anteriormente que estava doente, agora para a tristeza de Davi e de Bate-Seba aquele mesmo menino agora morre.(ll Samuel:12.14). O filho que te nasceu certamente morrerá. (ll Samuel:12.14)

As consequências do pecado de Davi e Bate-Seba vai se multiplicando cada vês mais, como observamos não adianta pecarmos contra Deus, porque ele é Justo e requer santidade de cada um de nós.

4- QUARTA CONSEQUÊNCIA DO PECADO DE DAVI.

Passados alguns anos, como Davi tinha várias mulheres ele teve também vários filhos. Davi teve uma filha chamada Tamar Irmã de Absalão, Davi também teve outro filho chamado Amom.

Da mesma forma que Davi pecou e teve relação com a mulher do seu amigo, esse filho de Davi chamado Amom forçou e estuprou a sua irmã, também filha de Davi chamada Tamar, irmão com irmão por parte de pai, Amom cometeu esse grande pecado contra sua irmã.

Tamar disse ao seu irmão: Não irmão meu não me forceis porque não se faz assim em Israel porque onde iria eu com a minha vergonha? Porém ele não quis da ouvido a sua vós, antes sendo mais forte do que ela forçou e se deitou com ela (ll Samuel: 13.12,13,14).

5- QUINTA CONSEQUÊNCIA DO PECADO DE DAVI.

Passados dois anos o pecado de Davi ainda gera consequências, da mesma forma que Davi mandou matar o seu amigo Urias agora Absalão filho de Davi manda mata o seu próprio irmão Amom por parte de pai por causa do estupro da sua Irmã Tamar.

E Absalão deu ordem as seus moços dizendo: Quando o coração de Amom estiver alegre do vinho e eu vos disser: Feri a Amom então o matareis ( ll Samuel:13. 28.32)

6- SEXTA CONSEQUÊNCIA DO PECADO DE DAVI.

Aqui agora as consequências do pecado de Davi e Bate-Seba acaba? Acaba não! Passados aproximadamente 40 anos depois que Davi praticou o seu pecado, ele ainda lhe gerou consequências.

Da mesma forma que Davi colocou o soldado Urias na frente da batalha para ser perseguido pelos seus inimigos, Davi foi perseguido pelo seu próprio filho amado chamado Absalão, o seu próprio filho procurou a sua morte.(ll Samuel: 16.11) E disse Davi aos seus servos eis que o meu filho que saiu das minhas entranhas procura a minha morte.(ll Samuel: 15.14)

(ll Samuel: 15.30). E disse Davi as seus servos, levantai-vos e fujamos porque não podemos escapar diante de Absalão. E subiu Davi pela subida das oliveiras subindo e chorando com a cabeça coberta.

7- A SÉTIMA CONSEQUÊNCIA DO PECADO DE DAVI.

Da mesma forma que Davi tentou enganar o soldado de Urias para de alguma forma querer esconder e mostrar que o filho não seria seu Davi também foi enganado por um homem chamado Ziba.

E disse o rei a Ziba: Que pretendes com isso? E disse Ziba os jumentos são para casa do rei para se montarem nele, e o pão e as frutas de verão para os moços comerem; e o vinho para beberem os cansados no deserto. (ll Samuel: 16.2).

Então disse o rei: Onde está, pois o filho do teu senhor? E disse Ziba ao rei: Ele ficou em Jerusalém porque disse: Hoje me restaurará a casa de Israel o reino do meu pai.(ll Samuel:16.3).

8- OITAVA CONSEQUÊNCIA DO PECADO DE DAVI.

As consequências do pecado de Davi e Bate-Seba agora acaba? Não! Como sabemos o filho de Davi chamado Absalão persegue o seu próprio pai, o exército ficou dividido, uma parte do exercito de Israel ficou com Davi, a outra parte do povo ficou com Absalão o exercito de Davi vai a guerra contra o grupo de Absalão (ll Samuel:18.6).

Davi diz aos seus servos para tratar Absalão brandamente, porque era seu próprio filho (ll Samuel: 18.5). Para surpresa e tristeza de Davi Absalão agora é morto pelos próprios servos de Davi. Por um lado vitória do exército de Davi contra o exército de Absalão, mais por outro lado, grande tristeza de Davi por ter perdido o seu filho.

Davi agora chora amargamente a morte do seu filho e começa a chorar e gritar lamentando, ele preferiu morrer no lugar de Absalão. ( ll Samuel:18.33). Meu filho absalão! Meu filho, meu filho Absalão quem me dera que eu morra por ti Absalão.

9- DAVI RECONHECE O SEU SOFRIMENTO E LEMBRA O QUE DEUS TINHA FALADO.

Davi reconhece que tudo aquilo que ele estava passando foi consequência do que ele tinha praticado as consequências do pecado de Davi foram gravíssimas e ainda aparece um outro homem benjamita amaldiçoando a Davi.

(ll Samuel:16.7). E amaldiçoando Simei ,assim dizia:Sai sai homem de sangue e homem de Belial.

(ll Samuel: 16.10). Disse mais Davi o meu filho que saiu das minhas entranhas procura a minha morte quanto mais esse benjamita deixa que o amaldiçoe porque o Senhor lho disse ou falou.

10- REFLEXÃO:

Como lemos estas foram as consequências do pecado de Davi e Bate seba,não vale apena pecarmos contra Deus ele é misericordioso e perdoa as nossas transgressões porém as consequências vem.

Nunca se esqueça da história do pecado de Davi e Bate-Seba isso vai fazer você a refletir, quando chegar à hora da tentação e aquela mensagem vier dentro de você dizendo: Você não vai suportar! Repreenda em nome de Jesus e diga: Eu posso todas as coisas na aquele que me fortalecer e vencerei as tentações para não sofrer as consequências do pecado.

Forte abraço!

Daniel Nascimento.

teologiaa

Cresça no Conhecimento da Palavra de Deus Conheça o Curso Completo de Bacharel em Teologia a Distância >> Saiba Mais.

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

4 Comentários

    • Daniel Nascimento

      Olá Obede a paz!

      Que bom que gostou do artigo
      Fica na paz até uma próxima.

  1. Fernando

    Minha pergunta é a seguinte:

    A falta de disciplina dos filhos de Davi é fruto do pecado dele com Bate-Seba?

    Porventura Davi, caso tivesse disciplinado seus filhos, como ele mesmo fora disciplinado, seus filhos se comportariam da mesma forma?

    Porventura eu, que tive um pai ou mãe que “talvez” não foram condizentes e responsáveis em relação a minha educação, eu estaria fadado a viver como eles e sofrer os aguilhões da vida mediante a educação não fornecida?

    Entendo que pela posição de Davi, algumas atitudes dele com certeza irão gerar consequências no seu Reino e principalmente na família dele.

    Entendo que se um pai também tem um comportamento e atitude, provavelmente seus filhos e filhas poderão seguir os seus passos em relação a isso. Mas também provavelmente poderão não seguir os mesmos passos.

    Ora, se um pai é assassino, o filho também será?
    Ora, se uma mãe é uma prostituta, a filha também será?

    Tenho certeza que as escolhas individuais são impostas para cada um, e como Amon foi bem alertado, até sua irmã Tamar avisou-lhe para não cometer tal loucura, mas ele cometeu.

    Poderia ele ter sido diferente? Sim, poderia.

    Então, na minha opinião e na minha vertente posição, não podemos dizer que o pecado do Pai é consequência da vida do filho. As atitudes dele geram problemas, assim como todas as ações geram reações, mas a consequência do pecado de Davi, foi a morte de seu filho.

    2 Samuel Cap. 12 Vers 13 : Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor!” E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. 14 Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *