REI SAUL E AS TRÊS CATÁSTROFE DA SUA VIDA


Como todos nós sabemos; o rei Saul , foi rei de Israel, na quela época, era o ministério do profeta Samuel e ele quem julgava a Israel  (1sam.c.7v.15).

Tendo Samuel envelhecido, constituiu os seus filhos, como juiz só que seus filhos; não foram fiel ao Senhor, e perverteram seu caminho, então todos os anciãos de Israel, vieram a Samuel e disseram: Já eis velho, nós agora queremos, um rei.

Porém; aquela palavra pareceu mau aos olhos de Samuel; dai-nos um rei, por que na quela época existia a Teocracia,era Deus que reinava;  Deus quem tirava e colocava, e Deus falou, para Samuel: Dai ouvido a voz do povo, por que eles tem rejeitado não a ti mas a mim (1 Sam. c 8).

Quem era Saul?

   È aqui,onde entra sua a história: Saul era da tribo de Benjamin, o nome do seu pai se chamava Cis, a bíblia revela que; Saul era tão belo que; entre os filhos de Israel, não existia homem igual, agora imagine, o povo de Israel,na quela época era mais de 600 mil, entre esse povo todo falando de aparência, Saul estava em primeiro lugar, imagine como ele era belo.

  Só lembrando; nos seres humanos, temos um defeito, de olhar só a aparência e não o conteúdo é ai onde muitos se decepcionam, você lembra quando Davi foi ser ungido como rei? Samuel começou olhar para a aparência, dos irmão de Davi e veja o que Deus falou:Não olhe para a aparência, por que o homem vê o que esta fora, mais Deus olha para o coração (1 Sam.c.16.v. 7)

Uma observação

Observe que o Rei Saul, foi escolhido pelo povo, não por Deus, veja (1 Sam.c 9. v.18) quando as escolhas são feitas do nosso jeito, as coisas tende sempre a dar errado,agora quando deixamos Deus escolher, e agir da forma dele tudo sempre dar certo.

Saul também, era um homem humilde,eu falo de condições financeira a sua tribo era a tribo de Benjamin, e era a menor das tribos de Israel, e sua família também; era a menor, família da quela tribo .(1 Sam.c.9 v. 21.)

Como Saul se tornou rei?

rei´saul

Como o povo tinha rejeitado a Deus, pare que não reinasse sobre eles, então; Israel pediu um rei então; foi dado um rei de acordo com a vontade do povo, não de acordo com a vontade do coração de Deus, veja o que Samuel falou: Vós tende rejeitado hoje o vosso Deus, que tem vos livrado de todos males, e vocês tem falado; ponde sobre nos um rei. (1 Sam. 10v. 19)

O pai de Saul perdeu suas jumentas e mandou Saul , junto com um moço procurar, as jumentas perdidas, Saul procurou-as o dia todo e não encontrou, e Saul falou para o jovem que estava com ele; vamos voltar, para que o pai não se preocupe tanto com nos, então o jovem que estava com Saul falou para ele ;que tinha um homem profeta na cidade,e que tudo quanto ele falava acontecia,ele se referia,irem até o homem para ver se ele revelava onde estava as jumentas perdidas, aquele homem era Samuel.

Só que Deus; já tinha revelado um dia antes para Samuel, que  iria vir um homem lá e que ele iria ungi-lo, como rei, quando Saul chegou até Samuel; Samuel não o conhecia, quando ele chegou; Deus falou Para ele : Eis ai o homem, que dominar sobre meu povo.

Como foi o seu reinado?

reinado-de-saul

Infelizmente, seu reinado foi uma catástrofe, logo no inicio foi só bênção, depois que ele foi ungido, já encontrou as jumentas que estava procurando,  (1 Sam.c 10 v. 2), já começou sentir o poder De Deus junto com vários profetas, e já virou profeta também ( 1 Sam c.10.v.6),foi apresentado ao povo  aclamado rei e exaltado pelo povo, (1Sam. 10 . 24.)

Tudo estava indo bem, só maravilha, mais o seu grande problema foi a desobediência contra Deus, se você observar em todo bíblia; todas as vezes que o povo de Israel, estava sendo fiel a Deus, eles eram vitoriosos, mais; quando Israel pecava contra Deus, eles caiam em derrota em meio a uma batalha.

Qual foram suas três catástrofe da sua vida?

Primeira catástrofe foi a catástrofe do pecado, tudo estava dando certo para Saul mas; no momento que ele começou pecar contra Deus, as coisas começaram a dar errado para ele; Saul  ofereceu o holocausto que não era para ele oferecer,quem tinha que oferecer era Samuel, (1 Sam c.13 v. 10)

Deus mandou ele destruir os amalequítas totalmente ele não destruiu, tomou vivo a Agague rei dos amalequitas e perdoou o melhor das ovelhas, ele foi repreendido por Samuel,por não ter obedecido a palavra de Deus mais ele ainda falou que tinha cumprido o mandado do Senhor (1 Sam. 15. 20)

Segunda catástrofe

A segunda foi a catástrofe da derrota e da rejeição, depois que Saul, desobedeceu a Deus, foi derrotado pelo inimigo, e foi rejeitado por Deus, (1Sam.cap.31), Deus o rejeitou por que não cumpriu o seu mandado, (1 Sam.c 15.v. 23) observe bem uma coisa: Deus estava falando através do profeta Samuel, para Saul, que ele não tinha obedecido sua vós, Saul estava sendo repreendido por Deus por causa de um pecado, em cima daquela repreençao, Saul de cara já cometeu outro pecado, que foi o porfiar contra Deus veja: (1 Sam.c.15.v 23.)

Terceira catástrofe

Foi a catástrofe da condenação eterna, Saul perdeu o seu reinado, perdeu sua comunhão com Deus, perdeu a sua vida, e perdeu sua salvação, ele mesmo se matou, tudo por causa do pecado, tinha tudo na mão, era rei era famoso, ficou rico, era salvo, mais infelizmente aconteceu essa tragédia na sua vida.

Reflexão.

Meu amado irmão; você sabe qual é a pior situação do ser humano aqui na terra? eu falo da pior situação, não é o homem está no pecado, claro quando o ser humano está no pecado e não  se converter, ele vai ser condenado, mais; se ele se converter, ainda tem jeito, então ainda não é a pior situação.

A pior situação; não é o homem morrer, por que se ele tiver jesus na vida, ele está salvo, então não é a pior, a não ser que; ele não seja salvo, Paulo disse: O viver para mim é Cristo e o morrer e ganho.

A pior situação, não é quando o ser humano está no pecado é não tem conhecimento de Deus e está lá no mundo, pecando, claro; estas pessoas estão sendo enganadas, e pensam que as suas vidas está correta, por que elas não tem o conhecimento de Deus, e estão ai se divertindo no mundo, para elas tudo vai bem,  não é a pior situação, você sabe qual é a pior situação do ser humano na terra? não é a pobreza, nem as doenças vou ter explicar abaixo.

A pior situação do ser humano

A pior situação do ser humano em vida aqui na terra, é saber, que um dia não tinha Deus na vida não tinha salvação,só que um dia, ele aceitou Jesus como salvador, e a partir dali, ele estava salvo, tinha tudo na mão só que ele vacilou; pecou contra Deus, e não deu mais lugar para para ele, operar na sua vida, por consequência foi rejeitado,e a partir de agora, ele sabe que para ele não tem mais jeito, ele sabe que não resta fazer mais nada, para ele não tem mais esperança, e agora está, esperando só morrer para ser lançado do inferno, essa é a pior situação do ser humano vivo aqui na terra,

Essa foi  foi a situação do rei Saul, a bíblia revela que; a sua situação era tão desesperadora que ele, não tinha ânimo de se alimenta e nem ficar de pé de espanto e medo (1 Sam cap 28. v 20, 21), vamos pedir a Deus amado, que ele venha nos dar força e que ele tenha misericórdia de nós, para nunca chegarmos a essa situação, esse artigo não é para te fazer medo,é para, te ajudar e para você ter uma noção, do que pode acontece com as pessoas que se afastam de Deus.

que o Senhor Jesus nos abençoe!

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

2 Comentários

    • Daniel Nascimento

      Olá Ivanice que bom que gostou do artigo
      Deus abençoe sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *