Sobre: Salvos pela graça, e os mandamentos.


Pergunta:

Sou só um estudante livre da Bíblia.
Na questão de salvação li que Jesus disse a um jovem: “Se queres ser salvo guarda os mandamentos” Mateus 19:17.
Já ouvi muitas pessoas dizerem que somos salvos pela graça e que Jesus é a graça salvadora.
Por que, então, ele exigiu para quem quer ser salvo que se guarde os mandamentos?
Que mandamentos são esses? Penso que são todos os mandamentos. Mas há pessoas que dizem que não. Como compreender esta situação?

Então vamos a sua resposta!

Primeiro vamos entender o  que é graça.

A palavra graça é um substantivo feminino essa palavra vem do latim (gratia) que significa benevolência, favor, imerecido, dádiva, algo que se dispensa.

Em outras palavras, na luz da bíblia: A graça, é um dom que Deus concede aos homens para que eles se tornem capazes de alcançar a salvação, nós não merecíamos mais Deus com o seu infinito amor e misericórdia, nos concedeu a graça de termos a salvação.

A palavra  diz que Deus criou o homem (Gênesis: 2.27) só que todos pecaram, (Romanos: 3.23) a bíblia diz que Deus olhou dos céus e não viu um justo se quer alguém que buscasse a Deus (Salmos: 14.2,3).

Ainda em (Romanos: 6.23) a bíblia diz que o salário do pecado é a morte mais o que Deus da de graça é a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Então todos nós estávamos condenados e o Senhor Deus pelo seu infinito amor e misericórdia nos ofereceu a salvação gratuitamente.

Agora o que Deus quer de Nós?

Deus já nós ofereceu a salvação pela graça mais para sermos salvos ele requer algo de nós, ele nos dar a salvação mais ele nos ordena que guardemos os seus mandamentos, como prova de obediência e amor a ele. Vejamos o que diz a bíblia:

(João: 15.10). Se guardares os meus mandamentos permanecereis no meu amor, do mesmo modo que tenho guardado  os mandamentos do meu pai e permaneço no seu amor.

Ainda em (João: 14. 23) Ele disse:  Aquele que me ama guarda a minha palavra. A obediência está diretamente relacionada com o amor.

Quais mandamentos devem cumprir.

Não vou entrar em detalhes para o artigo não ficar muito longo, mais existem os mandamentos da velha aliança que foi na época da lei de Moisés,ou evangelho da lei, muitos mandamentos daquela época, não precisamos mais cumprir,ninguém está mais obrigado a cumprir toda aquela lei da velha aliança, veja o que Paulo disse:

(Gálatas: 5.3,4). Eu novamente protesto todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guarda toda lei, separado estais de Cristo vos que justificais pela lei, da graça tendes caído.

Se você ler todo o novo testamento vai entender nos dias de hoje os mandamentos que devem ser cumprido,

Só lembrando tanto nos dias antigos como nos dias de hoje os mandamentos de Deus devem ser obedecidos,agora existem mandamentos da lei de Moisés que não precisamos cumprir nós dias de hoje.

No livro de (Gálatas: 5.16 a 21) existe uma série de coisas que são pecado diante de Deus e que ele abomina.Se uma pessoa não praticar o que está escrito lá ela já começa a cumprir os mandamentos de Deus.

Sobre o jovem rico:

Quando lemos (Mateus: 19.16 a 22) um jovem chegou para Jesus e perguntou: Bom mestre o que devo fazer para ser salvos e Jesus falou para ele guardar os mandamentos, só que o interessante é que ele guardava os mandamentos mais ainda não estava salvo porque será?

Jesus disse (Mateus: 18-19). Guarda aos mandamentos: honra o teu pai, não dirás falso testemunho, amarás o teu próximo, não mataras, não adulteraras, não furtaras em fim.

E ele disse: Tudo isso já tem feito! (Mateus:19.20),ele falou a verdade só que Jesus falou que ainda faltava uma coisa. (Lucas:18.22)

Vamos entender porque aquele jovem não foi salvo.

Primeira parte da resposta está em:

(Mateus: 6.24) Ninguém pode servir a Dois senhores porque ou a de odiar um e servir ao outro, ou  dedicará a um e desprezara ao outro, não podeis servi a Deus e a Mamom, que significa: (Riquezas materiais, dinheiro).

Segunda parte da resposta está em:

Esse é o primeiro maior mandamento.(Mateus: 22.37) Jesus disse: Amaras o Senhor teu Deus de todo o teu coração de todas as tuas forças de toda a tua alma e de todo teu pensamento.

Esse é o segundo maior mandamento:(Mateus: 22.39). Amaras o teu próximo como a ti mesmo.

Conclusão:

Como sabemos os mandamentos que foram citados por Jesus aquele jovem cumpria todos, só que aquele jovem tinha  no seu coração em primeiro lugar as riquezas não a Deus, conforme foi citado acima os dois maiores mandamento são amar a Deus e ao próximo.

Jesus falou para aquele jovem para ele vender todas as suas riquezas e dar aos pobres, ele saiu triste porque não queria deixar as suas riquezas para servir a Deus.

Com essa atitude ele deixou de cumprir o primeiro maior mandamento que era amar a Deus sobre todas as coisas, e isso entra em consonância com o que Jesus falou:

(Mateus: 6.24) Ninguém pode servir a dois senhores. (não podeis servi a Deus e a Mamom)

Espero ter tirado a sua dúvida!

Daniel Nascimento.

 

 

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *