Teologia da libertação. A visão da bíblia sobre essa teologia e muito mais.


O QUE É TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO.

Em uma linguagem rápida, para nós entendermos sobre teologia da libertação: É uma corrente teológica ou um movimento que surgiu e tentou interpretar as escrituras através dos sofrimentos ou experiências das pessoas pobres.Vamos ver o que essa teologia diz e a visão da bíblia em relação a este assunto.

Essa teologia ler a bíblia e enxerga as suas doutrinas através dos olhos das pessoas que vivem na pobreza.Vou citar pelos menus uma característica da teologia da libertação: Ela considera as pessoas pobres não como um objeto de caridade, mais que estão sujeitas a sua própria liberdade.Você sabe o significado da palavra teologia descubra aqui.

teologia-da-libertação

ONDE SURGIU A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO?

A teologia da libertação se desenvolveu na América Latina Colômbia pelo menos a forma mais conhecida, por volta do ano de 1950 a1968 ela surgiu dentro da igreja católica pelo peruano Gustavo Gutiérrez depois do concílio do Vaticano, de lá pra cá;em outros países várias outras teologias da libertação surgiram principalmente, na Ásia e na Palestina.

Segundo a história; a teologia da libertação tornou-se um movimento internacional, esse movimento é visto como uma forma de expressa-se a pobreza no geral e mostrar os seus sofrimentos em relação as outras pessoas da sociedade.Inclusive foi escrito um livro sobre o assunto: Teologia da libertação por Fr Gustavo Gutiérrez que foi o próprio autor em (1971) o mesmo citado acima.

Na América do Sul e central a teologia da libertação também alcançou os camponeses pobres lugares como o Haití e a África do Sul, no Estados Unidos essa teologia também é pregada em algumas igrejas existe um movimento relacionado com teologia da libertação feminista que vê as mulheres como um grupo de pessoas oprimidas e que precisam de libertação.

EXEMPLOS NA BÍBLIA DE TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO.

Nós podemos ver  exemplos na bíblia que é segundo a teologia da libertação e como é visto pela mesma. Em (Lucas: 1.52-53) está escrito a assim: Deus depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes e encheu de bens os famintos e desprezou vazios os ricos.

Conforme a teologia da libertação diz que; Maria está afirmando materialmente que Deus libertou as pessoas pobres e os alimentou e saciou a sua fome material e que Deus favorece os destituídos sobre os que são ricos.

As pessoas que servem a Jesus de acordo com a teologia da libertação devem trabalhar diante da sociedade justamente e provocando através de suas ações mudanças na área política e em meio ao seu ambiente de trabalho.

Jesus quando esteve aqui na terra ele se fez pobre e o seu foco era principalmente evangelizar os pobres uma certa vês ele falou bem-aventura os pobres porque deles é o reino dos céus.

A VISÃO DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO EM RELAÇÃO A IGREJA.

Segundo a teologia da libertação qualquer igreja que evangeliza e tem visão deve ter foco principalmente nos pobres naqueles que estão nas drogas os marginais aqueles que foram privados dos seus direitos.

Todo ensinamento da igreja quando fala de pregar a palavra deve ter em pespectiva os pobres e defende-lo isso é um dos aspectos dos evangelhos.

A teologia da libertação apareceu como uma reação de moral para os pobres e também como revolta as injustiças sociais o termo foi usado por outros homens que também faziam parte do movimento homens como Leonardo Boff, Jon Sobrino, e um uruguaio Juan Luiz segundo.

OS QUE PROMOVEM ESSA TEOLOGIA USAM VÁRIAS PASSAGENS BÍBLICAS.

O exemplo que deve ser seguido como o do profeta (Malaquias:3.5) onde Deus fala que é contra aquelas pessoas que defraudam o trabalhador ou jornaleiro pessoas que pervertem o direito da viúva e das pessoas órfãos e estrangeiras e não temem a Deus ele será contra todas essas pessoas.

Em (Isaías: 58.7) diz que devemos repartir o nosso pão com pessoas famintas e que devemos recolher na nossa casa os pobres e desterrados e se virmos nu devemos conceder-lhes vestimentas.Em (Jeremias:7.6,7) fala que se as pessoas não oprimir o estrangeiro,órfãos e viúvas Deus daria a terra prometida.

Em (Zacarias:7.10) também fala que não devemos oprimir os pobres as viúvas e o estrangeiro nem os órfãos, em (Isaías: 61.1) fala aquela passagem muito conhecida sobre Jesus que diz: O Espírito do Senhor Jeová é sobre mim porque me ungiu para apregoar boas novas aos mansos e enviou-me a restaurar os contritos de coração a proclamar a liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.

Teologia-da-libertação.

O QUE A BÍBLIA ORIENTA SOBRE TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO?

Pela bíblia sabemos sim que devemos cuidar dos pobres (Gálatas:2.10) em (l João:3.17) diz: Se virmos uma pessoa necessitada e não ajudá-la como estará em nós o amor de Deus.

Em várias partes do mundo no que diz respeito a teologia da libertação existe alguns termos ou ensinamentos errados em relação a este assunto. Por um lado, se colocam em igualdade a ação social e a mensagem do evangelho.

É importante alimentar os famintos sim porém; isso não pode tomar o lugar do evangelho. Em (Atos: 3.6) Pedro e João estavam indo para o templo orar e na porta do templo tinha um mendigo que esperava receber de Pedro alguma coisa quem sabe dinheiro ou alimento e Pedro em nome de Jesus curou aquele mendigo na aquela hora lhe dando saúde e salvação da alma através de Jesus.

A necessidade da humanidade que deve ser suprida primeiramente é espiritual e não social ou material essas coisas ficam para segundo plano.O evangelho de Jesus Cristo é para todos tanto para ricos como pobres Jesus afirmou falando em relação a salvação dos ricos dizendo: O que é impossível aos homens é possível para Deus (Mateus: 19.26).

Em Cristo-todos-somos-um

Em Cristo todos somos um que seja; rico,pobre,negro branco, bonito, feio, gordo,magro Deus não faz acepção de pessoa. Pedro disse: Independentemente de qualquer nação o importante é que a pessoa tema a Deus e faça o que é certo (Atos: 10.34-35). Para concluir quando Jesus nasceu quando foram visitá-lo tanto tinha pastores e magos e todos foram aceitos.

Em Cristo a sua igreja é unida e não dividida  todos somos um corpo (Efésios: 4.15).

Um forte abraso e fiquem todos com Deus.

teologiaa

Bacharel em teologia: Curso completo para quem quer ter um profundo conhecimento da palavra de Deus, e crescer na verdadeira sabedoria, conheça mais em detalhes sobre o curso ⇒ Acessando aqui

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *