VAMOS TIRAR DA HISTÓRIA DE JOSÉ DO EGITO LIÇÕES PARA NOSSA VIDA.


VEJA A HISTÓRIA

Sem dúvida a história de José do Egito é uma das histórias mais bonitas da bíblia, ela está narrada em: (Gênesis:  37) em diante.

José era filho de Jacó e era o filho mais novo, José era um mancebo de 17 anos de idade, quando Deus lhe fez promessas. Quando você vir a palavra mancebo na bíblia, significa uma pessoa entre 17 a 20 anos de idade.

OS IRMÃOS DE JOSÉ NÃO GOSTAVAM DELE VEJA UM DOS MOTIVOS:

José era filho da velhice de seu pai e Jacó amava mais a José, do que todos os seus filhos,( Gênesis: 37. 3 ) Jacó fez uma túnica de várias cores, para José.

Jacó fez uma túnica para José e não fez, para os outros seus filhos e isso causou ira e ainda mais; a túnica era de várias cores, o que isso significa? Significa dizer que chamava a atenção.

VEJA A PRIMEIRA LIÇÃO PARA NOSSA VIDA:

Nós como servo de Jesus Cristo, devemos sempre chamar a atenção, através do brilho de Cristo em nossa vida, porque somos luz do mundo, (Mateus: 5.16) assim resplandeça em vos a luz diante dos homens, isso fala de santidade e vida no altar.

Assim como os irmãos de José, não gostavam dele porque ele aparecia, da mesma forma é o inimigo das nossas almas.

OUTRA COISA QUE OS IRMÃOS DE JOSÉ NÃO GOSTAVAM:

A bíblia diz que eles observavam que, Jacó amava mais a José do que a seus irmãos e já não falavam, com ele pacificamente,( Gênese: 37. 4) os irmãos de José, mesmo sendo irmãos dele, tinham inveja de José e não falavam com ele pacificamente.

Hoje dentro das igrejas, acontece a mesma coisa. As pessoas lá fora não gostarem de crente já é normal, claro que existem pessoas que não são crente mas são pessoas amigas.

Nós como cristãos, sermos perseguido pelo mundo é bíblico, mais dentro das igrejas, pessoas que se dizem servo de Deus, um com inveja do outro, cheios de mágoa no coração e de ira contra seu irmão, infelizmente tem.

Veja (hebreus:12.15) Paulo disse que não deveria ter, nem uma raiz de amargura em nosso meio, veja o que diz: (1 João:4. 20) aquele que diz que ama a Deus e aborrece seu irmão é mentiroso.

VEJA SEGUNDA LIÇÃO PARA NOSSA VIDA:

Aprenda a amar todas as pessoas, principalmente seus irmãos, se você não ama as pessoas, com certeza você não pode ser filho de Deus.

Para ser filho de Deus, tem que amar até os inimigos, veja o que Jesus disse: (Mateus:5.44,45) Eu porém vos digo: Amai os vossos inimigos; (v. 45) para que sejais filhos, do vosso pai que está no céu.

OUTRO MOTIVO POR QUE OS IRMÃOS DE JOSÉ NÃO GOSTAVAM DELE:

Os irmãos de José não gostavam dele, porque ele sonhava. Pelos sonhos se entedia que José iria governar sobre seus irmãos, veja (Gênesis: 37. 5).

José tinha sonhos e os sonhos de José, era revelação de Deus.

Deus tinha prometido a José que ele iria ser governador através de sonho e os irmãos cada vez mais, o odiava.

VEJA TERCEIRA LIÇÃO PARA NOSSA VIDA OS SONHOS:

Pelo menos existem três tipos de sonho
Primeiro sonho: É o sonho de cansaço e fadiga, a bíblia diz dos muitos enfados vêm os sonhos, (Eclesiastes: 5.3)

Segundo sonho: São os sonhos que são revelações de Deus que foi o caso de José.

Terceiro sonho : É o sonho aspiral é aquilo que você almeja e deseja, aquilo que você tem vontade de conseguir, que seja algo espiritual ou material.

CONTINUANDO COM A HISTÓRIA.

Uma certa vez; os irmãos de José estavam apascentando as velhas e Jacó seu pai o chamou e disse: Vai ver como estão os teus irmãos, em outras palavras, para saber como eles estavam no campo, (Gênesis: 37.13) e antes que José chegasse a seus irmãos, eles viram ele, você sabe por quer?

A bíblia nos revela em ( Gênesis: 37. 23 ) que os irmãos de José, viram logo a túnica, porque ela era de várias cores, por isso também, José se destacava e os irmãos de José, detestavam isso.

QUARTA LIÇÃO PARA NOSSA VIDA.

O teu inimigo, não quer ver você prosperar, ou se destacar, no momento que ele te ver prosperando, o que ele puder fazer para te tirar do caminho ele vai fazer.

Vigie muito ele está ao nosso derredor, mas os anjos de Deus ao nosso redor (salmos: 34. 7)

VOCÊ SABE POR QUE EU USEI A EXPRESSÃO INIMIGO VEJA:

Existem duas expressões inimigo e adversário, qual a diferença; quando se usa a expressão inimigo na bíblia, dependendo do texto, que está se tratando, pode ser referir a satanás.

Quando se usa a expressão adversário, pode ser pessoas que estão próximas a nós. No texto acima quando falo inimigo, me refiro a satanás ou pessoas más, que são usadas por ele.

VEJA A EXPRESSÃO QUE OS IRMÃOS DE JOSÉ CHAMAVAM ELE:

Eles chamaram José de sonhador mó ou seja; colocaram apelido que significa: vil e desprezível ou cabeça oca; veja o que Jesus falou: (Mateus:5. 22) Qualquer que chamar a seu irmão raca, será réu no sinédrio, raca também se refere a apelido.

VEJA A QUINTA LIÇÃO:

Nós somos, servos de Deus, dentro de uma pessoa fiel a Deus, está a imagem de Deus, então quando tocamos nessa pessoa, estamos tocando em Deus. Veja (Salmos:17.8 ) guarda-me como a menina do olho veja também; (Mateus: 25. 45) quando a um destes pequeninos não fizeste, não o fizeste a mim.

Então o seu irmão em Cristo, seja ele quem for; tenha muito respeito por ele, por Deus o ama e está abitando dentro na sua vida.

ENTÃO RESUMINDO A HISTÓRIA:

Não sei se você está percebendo, mas a história de José do Egito é muito longa e eu estou resumindo, no máximo para tirar dela alguns, exemplos que serve de lições para nós.

Então os irmãos de José, tentaram de toda maneira, para que ele não conseguisse chegar nos seus sonhos.

Tentaram matar ele, jogaram numa cova, mentiram para seu pai o inimigo usou a mulher de Potifár, para que José caísse no adultério, ela mentiu para seu esposo, dizendo que José queria lhe estuprar, mas José permaneceu fiel e foi vitorioso.

SEXTA LIÇÃO QUE PODEMOS TIRAR PARA NOSSA VIDA:

O segredo do teu sucesso é permanecer fiel a Deus, se você permanecer fiel, Deus vai abrir o mar para você passar a pé enxuto, mas se você não for fiel, você não vai chegar a lugar algum, porque todos nós somos dependentes dele, sem ele nós não podemos fazer, absolutamente nada veja: (João: 15. 5)Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer.

AGORA VEJAMOS:

Vemos na história de José do Egito que depois que Deus prometeu vitória para José, através dos sonhos, vieram muitas adversidades, muitos problemas, aconteceram muitas calúnias muitas perseguição, muitas invejas, muito ódio, muita mentira, contra ele.

Mesmo José passando por tudo isso, as lutas os problemas, tudo que ele passou de alguma forma, contribuíram para ele chegar à onde Deus queria.

SEXTA LIÇÃO PARA NOSSA VIDA:

Mesmo com os problemas que estas passando hoje, de alguma forma eles vão contribuir, para você chegar onde Deus quer, fique firme porque você, vai ser vitorioso em nome de Jesus.

Que a paz de nosso Senhor Jesus cristo esteja com todos nós.

Daniel Nascimento.

teologia

gostou, compartilhe

Deixe o seu e-mail para receber dicas da bíblia e atualizações do blog.

Daniel Nascimento

Website:

14 Comentários

  1. vanderlei avila

    muitom bom mesmo, que Deus os abençoe , se possivel me mande via email.

    • Daniel Nascimento

      Olá Vanderlei Ávila a paz do Senhor
      Agradeço pela visita no blog pode ficar tranquilo eu vou te mandar sim através de email
      Forte abraço e fica com Deus.

  2. JOAQUIM DE OLIVEIRA

    A PAZ DO SR. JESUS
    MEU QUERIDO TEM COMO ME ENVIAR ESTA MENSAGEM SOBRE A VIDA DE JOSÉ NO MEU EMAIL.
    POIS FIQUEI MARAVILHADO COM O SEU TRABALHO E CREIO QUE O NOSSO DEUS IRA TI RECOMPENSAR OK
    FICA NA PAZ DO SR. JESUS

    • Daniel Nascimento

      Olá meu amado a paz do Senhor! Eu já mandei os arquivos para o seu email eu mandei o arquivo em documento Word e PDF pode baixá-lo os dois para o seu computado qualquer dúvida é só entrar em contato.
      Forte abraço!

  3. sergio ferreira freitas

    abençoado tenhe como me manda essa mensagem como emeil

    • Daniel Nascimento

      Meu amado até tem só que no momento eu estou com dificuldade para enviar mensagens pelo email ou qualquer outro arquivo porque o meu email está configurado com o meu blog e estou com problemas para o envio de mensagens atraves do email um problema de configuração espero concertar em breve e estou também sem internet no momento porque mudei de Estado me perdoe eu vou ficar te de vendo essa.
      Abraços.

  4. Maurina Martins de Jesus

    amém muito bom esta lição !! gostaria de receber em meu email .
    Deus te contemple a cada dia!!

    • Daniel Nascimento

      Mauriana no momento eu estou com dificuldade para entrar em contato através de email eu estou com alguns problemas de configuração no momento eu só estou respondendo comentário através do blog,te peço desculpas e compreensão.
      Deus abençoe!

  5. Rosane

    Gostaria de receber via email .muito bom

    • Daniel Nascimento

      Rosane me perdoe eu também gostaria de enviar só que no momento eu estou com um problema para envio de e-mail e estou também sem internet porque mudei de Estado recentemente eu estou respondendo os comentários pelo celular mais creio que é só uma questão de tempo.

      Fica na paz!

  6. Dorine leila Lima Bertelli Araujo

    Poderia mandar este estudo para o meu email…será muito proveitoso estudá-lo.
    Muito Obrigada
    Dorine Leila
    email: dorine.leila@gmail.com

    • Daniel Nascimento

      Irmã Dorine me perdoe mais infelizmente no momento eu não posso enviar por que estou sem internet eu estou respondendo os email através da internet de celular por que mudei de Estado,eu estou também com dificuldade para entrar em contato com as pessoas pelo e-mail devido a um problema de configuração eu espero em breve resolver esses problemas.
      Deus abençoe!

    • Daniel Nascimento

      Pra Ireni me perdoe mais no momento não estou podendo enviar alguns arquivos põe e-mail porquê estou com um problema de configuração
      mais assim que resolver será possível
      a paz do Senhor para você é sua famosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *